sábado, 25 de abril de 2009

Passos em falso

A última enquete realizada pelo site http://www.correiodoslagos.com.br/ e encerrada hoje, depois de 20 dias no ar, mostra que a população de Passos anda insatisfeita com o cumprimento da principal promessa do prefeito José Hernani: a melhoria do atendimento na área de saúde.

São 61,2% que afirmam que a situação da saúde está bem pior hoje do que era antes. Para outros 24,7% a saúde não melhorou nada depois da posse do atual prefeito. Já 12,9% dizem que o atendimento na área da saúde está bem melhor do que era antes e 1,2% afirmam que está melhor.

A ressalva que precisa ser feita é de que a enquete não é uma pesquisa, com amostra definida e critérios estatísticos para definir como deve ser investigado o público alvo. Mas serve de sinalização para o rumo que as coisas estão tomando naquilo que foi a principal bandeira do então candidato José Hernani.

Não é possível precisar os motivos que fazem com grande parte da população considera a administração atual “bem pior” que a anterior no que diz respeito a área de saúde, mas é possível cogitar hipóteses que apontem para uma conclusão.

Apenas a título de propor o debate, vamos lembrar o caso do Programa Remédio Em Casa e do Combate à Dengue e também da falta de ação na eliminação dos caramujos africanos – que existem aos montes em alguns bairros da cidade - hospedeiros de doenças sérias para os seres humanos.

Outra atitude ruim foi a de desacelerar o andamento da finalização da obra do novo PS e, em conseqüência disso, o precário atendimento que a população recebe no antigo Pronto Socorro.

São passos em falso, no momento que a área deveria ter sido mantida funcionando adequadamente, como estava, antes que a atual gestão pudesse implementar os seus projeto para o setor.

Um outro ponto que merece ser abordado é o que diz respeito a abordagem política que o prefeito José Hernani dá ao tema, quando discute o assunto em público. Ele diz sempre que houve um desmonte da área, algo que demorou mais de 20 anos para ser construído e que em quatro foram desfeitos.

Isso é tolice. É desacreditar da Inteligência das pessoas. A verdade não desaparece só porque quem quer que seja que esteja no poder queira que ela suma. Durante os quatro anos da gestão anterior foram desenvolvidas ações – algumas certas e outras nem tanto – mas a população sabe discernir e sabe, por exemplo, que foi o Hernani que pôs fim a um programa que atendia muito às suas expectativas: o Remédio em Casa.

Este é o principal passo em falso da atual gestão. No lugar de resolver os problemas, implantar projetos novos, tenta desqualificar a gestão anterior para justificar a pouca capacidade operacional que tem demonstrado até o momento.

Ao que parece, o atual prefeito é muito bom de palanque, mesmo porque até agora sugere que ainda está em cima de um, mas pouco eficiente nas atribuições de gestor da coisa pública. Deve ser por isso que, em tempo tão curto, a credibilidade de sua gestão se insinua velozmente para o ralo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário