segunda-feira, 6 de julho de 2009

Olhar para o futuro

O desencanto as vezes bate. É muita falta de atenção para com as pessoas. É muito desleixo com a construção de um mundo melhor, mais aberto, democrático e humano.

As crises, morais, econômicas, políticas, tropeçam umas nas outras. Não há reação contra os que as provocam. E no silêncio dos indignados o lixo se amontoa e não disposição para removê-lo.

Houve um tempo que a busca da concretização de um mundo melhor gerava ações políticas, atitudes que apontavam para economias planejadas e resultavam numa sociedade igualitária, sem a oportunidade do homem praticar seu esporte preferido: a exploração de um pelo o outro.

Mas a falta de preparo do ser humano matou as utopias.

Para que dessem certo homens como Marx, Lenin e Engels tinham que ser imortais. Óbvio que não eram, então suas idéias perduram, mas não há quem seja capaz de sustenta-las num regime político.

Por isso morrem. Mas antes matam muito em nome delas.

O homem separa o espiritual do material. Ao fazer distingue-se como se fosse Deus e mata as idéias. Ao faze-lo perde a oportunidade de construir um mundo melhor.

Cristo, Buda, Confuccio, Maomé....lideraram um momento espiritual supremo....suas palavras e pregações humanitárias viraram espada...e a trilha de seus sofrimentos, que deveria servir para a redenção do homem serviu como instrumento da ambição humana.

Falta ao mundo uma nova utopia, que movas as estruturas, que mobilize a juventude para um convívio de harmonia e que elimine o consumismo exagerado do nosso meio.

Irmãos repartem, são solidários. Irmãos não tomam nem roubam um do outro. O que há no mundo é de todos. Mas se alguém tem mais posses não pode se avexar de em determinado momento abrir mão para o que mais precisa. Senão aquele que tem menos toma o que lhe é de direito e que lhe foi roubado pelo mais esperto.

A construção desse mundo novo passa pela compreensão de que devemos fazer isto pela tolerância e convencimento.

Sempre, como disse Teillard de Chardim, para frente (em busca de dias melhores) e para o Alto (Fé em Deus). Para isto é preciso ter um olhar para o futuro e a consciência de fazer do planeta um lugar melhor para se viver. Para todo ser vivente.

5 comentários:

  1. Putz, falar que marx, lenin e engels deveriam ser imortais??? ainda bem que vc não morava na Rússia no início do 1900. se conhece um pouco de história, o máximo de elógio que vc iria fazer e exaltar suas mortes.

    No mais, concordo com vc, a atual administração tá acabando com Passos. Nos eramos felizes - com a antiga administração - e não sabiamos, agora é esperar que esses quatro anos passem logo e nunca mais Hernani e seus pares voltem à administração

    ResponderExcluir
  2. Olha, o que Marx (1848), Lenin (1917), morreu e teve como sucessor Stalin (A revolução socialista começou a morrer com ele). Os dois foram arquitetos de uma proposta política inovadora, justa, solidária. Os dias (anos) e os homnens mataram o projeto ao tentarem construi-los sob ditadura. Ainda haveremos de te-lo executado em meio à liberdade e à democracia.

    Carlos Alberto

    ResponderExcluir
  3. Te admiro como comentárista do cenário político de Passos, como poucos, vc enxerga a verdade por trás de toda a campanha de Hernani. Parabéns!

    Agora, o Karl Marx e Lênin somente serviram para trazer sofrimento para a humanidade, me dê um só exemplo de comunismo que deu certo, um só? As idéias de Lênin não morreram com Stalin, pelo contrário, foram postas em prática por aquele ditador que, somente na ucrânia, matou DE FOME mais de 6 milhões de ucranianos. Lênin também fez isso. Agora Karl Marx, leia um pouco sobre a vida dele que vc vai entender quem ele realmente é.

    No mais, parabéns pelo site e pelos comentários

    ResponderExcluir
  4. É nessa liberdade e democracia que juntos haveremos de construir um mundo melhor, onde Hernani e cia são apenas nefastas presenças. Pelo menos até agora. Obrigado pelas críticas.São sempre bem vindas.

    Carlos Alberto

    ResponderExcluir
  5. Mas quatro anos há de passar rápido, isso se ele não for cassado primeiro, o que viria em boa hora.

    ResponderExcluir