quinta-feira, 16 de julho de 2009

Dr, tenha dó!

Não é novidade para ninguém que Passos vive um caos na área de saúde, nem para os leitores desse modesto blog, cuja principal finalidade é propor uma discussão crítica sobre os mais diversos temas que envolvem a comunidade. Pode ser que muitos – ou alguns – que lêem os artigos postados façam uma interpretação apenas política segmentada, partidária mesmo. Não me importo com isso. O bom da democracia é a livre manifestação.

Mas, com toda segurança, o objetivo é debater, sem meias palavras, os rumos que a política e, principalmente os políticos, segue. Sempre na contramão dos interesses da comunidade e quase desnudando a todo o momento interesses difíceis de explicar, nebulosos e que deixam antever coisas tenebrosas.

Caso exemplar é da Coleta de Lixo. Pelo menos para os passenses, que assistem a esta história desde a gestão passada. Naquela época, o gargalo da coleta de então, obrigou o prefeito Ataíde a uma medida extrema, de emergência. Uma “emergência” que durou quatro anos, causadora do pior desgaste ao ex-prefeito.

Agora, a troca da empresa por três para executar o serviço que uma fazia, promete dores de cabeça ao atual prefeito, José Hernani. Mas isto é um detalhe que será amplamente discutido nos bastidores e que, se o lixo continuar sendo coletado com alguma regularidade, não trará maiores conseqüência para o cidadão

Duro, difícil mesmo, é o serviço de saúde. É um caos sem fim. E a péssima qualidade reflete diretamente na vida de toda a comunidade. Até hoje não conseguiram sequer um novo substituto para o diretor clínico do Pronto Socorro. Pessoas não qualificadas realizam serviço para as quais não estão capacitadas e o atendimento nos PSFs, coordenado por quem se suspeita que não tem nem o COREN – MG, continua de mal a pior. Acrescente-se a isso o fato de que esta “servidora” é nora do prefeito – ou pelo menos mantém um relacionamento estável com o filho do alcaide, o que enseja o legítimo pensamento de apadrinhamento para que ela viesse ocupar cargo de confiança que ocupa.

Dezenove pessoas, desconfia-se, contratadas pela Única para serem porteiras, jardineiras ou copeiras – porque outra função, por contrato, não podem ter – estão devidamente sentadas nas Unidades Básicas de Saúde a ver navios, já que exerciam o ofício de entregar os remédios em casa, o que já foi feito por uma pessoa só, o que foi proibido pela Vigilância Sanitária do Estado. E isto exige do titular da pasta presença constante para vigiar e corrigir as falhas, ou, em medida extrema, uma ação mais presente da Câmara de Vereadores e da promotoria pública.

O secretário de saúde, o médico Cleiton Piotto, acredita, como disse numa reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal que dá para gerir a saúde à distância, conferindo planilhas e cobrando assessores, “como faço com a minha empresa”.

O que ele não contou, mas que a gente já verificou e constatou como uma verdade sem qualquer chance de ser desmentida, é que Cintia Freitas, funcionária particular, de sua confiança no consultório e na empresa, também atua como sua assessora na administração pública.

O comportamento do médico Cleiton Piotto, que atende no consultório é bem diferente do secretário. Toda tarde quem quiser pode conferir, como já o fizeram repórteres do Correio dos Lagos On Line, a dedicação é total a sua clientela. Uma coisa admirável mesmo.

Só para se ter uma idéia teve um repórter nosso que aguardou pacientemente por mais de hora e meia para ser atendido por ele – no seu consultório, já que havia procurado por ele na secretaria e não o encontrou – recebeu a informação da sua secretária que o doutor não poderia atender ali, por causa da agenda cheia.

Como será que o Dr Cleiton Piotto imagina que deve ser feita a administração de sua área? Será que ele consegue visualizar nas planilhas, nos dados estatísticos, o que é chegar na fila de atendimento a meia noite, quatro da manhã – seja no inverno e no verão – e na hora de pegar a ficha ficar de fora, sem poder contar ao médico qual é o seu problema?

Será que o Secretário de saúde é capaz de entender como se sente uma pessoa que vai ao Pronto Socorro, carregando filho no colo, o pai, a mãe e ter que esperar duas, três horas para receber o atendimento de “emergência”?

Não dá para acreditar que ele não perceba, até pela capacidade intelectual que tem, que não é a sua ausência que causa o caos. Mas a incapacidade de gerenciar a saúde que isto provoca. Imagina o seguinte: o diretor presidente da Wolks fica na Alemanha. Evidente que ele dirige uma instituição mundial e não pode estar todos os dias em todas elas. Mas sua presença diuturna na matriz faz com tenha o “pulso” de tudo, porque controla a produção de uma única empresa. Ele tem foco administrativo, tem metas a ser alcançadas, estratégias que envolve todo o grupo no mundo inteiro.

Como pode o Dr Cleiton, trazendo para os limites do município, ter uma atuação diversa, onde se destaca com brilhantismo no seu consultório, tratar a saúde de cem mil pessoas em segundo plano? Sem que haja esboçado qualquer projeto, realizado um diagnóstico e sem que assuma o papel de liderar um processo de recuperação do setor? E, mais grave, de nada adianta ter isto e não estar lá para conduzir a estratégia montada? É disso que falo e para este apelo que o secretário de saúde do município tem feito ouvidos moucos.

Dr, tenha dó! Esta falta de respeito não pode continuar. Se ninguém lhe cobra atitudes, ceda aos apelos de sua consciência e pede para sair. A população merece isto do senhor.

19 comentários:

  1. Você como um jornalista por "opção" como mesmo diz, deveria ser mais atento e bem informado, quando se refere a fatos como o mesmo diz " neste modesto blog" que a funcionária particular mencionada é... funcionária de carreira da PMP , há 15 anos..."concursada" não procedendo a informação que não poderá ser desmentida, como o nobre Jornalista "por opção" claro, diz que ela é assessora do atual Secretário.. Não faça feio no seu "modesto blog" verifique as informações, quando as mesmas chegarem até você.. neste caso se tratando de um jornalista por "opção" onde claro em primeiro plano fica a sua profissão de engenheiro, atuando na área ambiental! Seja feliz nas suas posições! Sucesso! Você é um homem de sorte!

    ResponderExcluir
  2. Marcia

    Obrigado pelo comentário. Seu escrito será considerado um adendo, justo por sinal. Mas o esencial continua sendo observado por milhares de pessoas que procuram o serviço de saúde: filas nos PSFs e péssimo atendimento no PS. E o pior: a ausência do secretário, que trabalha poucas horas por dia no cargo de confiança, resukta nessa situação em saída para o povo e que virou um círculo vicioso, que é a precária situação hoje em Passos. Sou mais uma pessoa que procura expressar com sinceridade meus pensamentos, esta é realmente a minha sorte. Viver num País onde isto é possível. Nesse sentido voê também é uma pessoa de sorte, porque pela minha iniciativa e princípio democrático que defendo sua opinião está registrada nesse mododesto blog.

    ResponderExcluir
  3. Como servidora pública muito me admira o que Márcia escreveu: que a nossa "chefe" Cintia de Freitas é concursada há mais de 15 anos. Realmente, mas ela está no cargo por ser concursada ou por ser "sobrinha" do vice prefeito???? Outra indagação. Como cargo comissionado ela não deveria cumprir horário integral na Secretaria de Saúde????
    O que podemos ver aqui são cargos comissionados que só dão uma passadinha pra marcar ponto. Por isso a saúde vai de mal a pior. Não adianta o Secretário querer criar mais cargos no PS e na secretaria, o que ele precisa é colocar seus "colaboradores" pra trabalhar. Abraços a todos.
    OBS: Carlos Alberto, continue escrevendo, porque "jornalista por opção" voce retrata o que há de verdade por trás da podridão.

    ResponderExcluir
  4. Eu como Passense nata, venho a este " modesto blog" dizer que não é o fato de ter pessoas apadrinhadas ou não, que vai fazer ocorrer alguma mudança nos serviços públicos.
    Qualquer setor sofre com problemas de administração...infelizmente esta é uma realidade do " SETOR PÚBLICO" do nosso país. Penso que a realidade dura e fria deste município já vem sendo vivenciada desde administrações anteriores, com prefeitos, secretários e servidores!
    Que lugar do país não existe filas na porta das unidades de saúde? Quem não precisa acordar de madrugada para pegar uma ficha em qualquer município da região? e que político nunca beneficiou algum parente, conhecido ou amigo em algum cargo de confiança?
    Temos que ter criatividade e coragem para ajudar naquilo que achamos ser insuficiente para a população do nosso município. Devemos levar resolução ao gabinete, a secretária de saúde e ajudar a solucionar os problemas de perto, pois, somente com críticas meu caro amigo, não há como colaborar neste tão complexo problema que abrange a população brasileira!
    obrigada pelo espaço e um gde abraço.

    ResponderExcluir
  5. uma pessoa que não consegue se apadrinhar, será que consegue algum bom lugar meu amigo Carlos Alberto? Hj em dia é assim!
    O importante é trabalhar e colocar os serviços de saúde funcionar.
    Se uma é nora, a outra é acessora, e daí? o importante é colocar os serviços pra funcionarem! E filas é assim mesmo! onde a gente vai tem uma, é no banco, no supermercado, no cinema... enfim, só penso que a solução pode estar na administração federal, que deveria dar mais condições para os municipios de trabalharem e dar mais condições ao povo brasileiro!

    ResponderExcluir
  6. Carlos Alberto, desculpe usar este espaço para responder as críticas que são endereçadas para você, mas não dá, teve um "anonimo" que disse:

    "Devemos levar resolução ao gabinete, a secretária de saúde e ajudar a solucionar os problemas de perto, pois, somente com críticas meu caro amigo, não há como colaborar neste tão complexo problema que abrange a população brasileira!"

    Uai, o que vc faz não é ajudar a prefeitura. Mostrar os problemas que padecem nesta péssima administração não é suficiente?

    Claro que cada um pode postar aqui o que acreditar, mas o problema é da administração, foi eleito para isso, fez promessas para isso, então, se não soluciona que pegue o boné e faça isso.

    Aliás, fica claro que essa gestão é danosa para a sociedade, já está na hora de impeachmem deste prefeito, cadê a Câmara que não faz nada.

    ResponderExcluir
  7. Companheiro jornalista , realmente você tem razão em alguns pontos deste artigo.
    Porém , me impressiona que o senhor não tenha citado que a situação atual é herança da incompetente gestão anterior.
    Infelizmente ainda no Brasil reina essa politica de "apadrinhamento". Mas esse "apadrinhamento" na ataul gestão é bem menor que na gestão do ex-prefeito Ataíde , onde era mais descarado ainda , sendo até sua esposa cargo de confiança.
    E realmente é fácil criticarmos os que atualmente estão exercendo suas respectivas funções ; se eles fazem o que fazem ou deixam de fazer ; é sim problema nosso e devemos cobrá-los.Porém antes devemos nos colocar nos lugares dos atuais profissionais e vermos se possuímos a mesma CAPACIDADE de realizar o que estes realizam , mesmo que eles não resolvam pelos melhores caminhos. FALAR e CRITICAR os outros é muito fácil em um país democrático.
    Defendo seu papel de jornalista e acredito que se todos como eu e o senhor tivessemos consciência crítica , viveríamos em um país bem diferente.
    Entretanto , se não deixarmos nossas ideologias partidárias e rivalidades políticas de lado , não chegaremos e nem veremos um futuro melhor.
    Porém , sem querer ofender , dê um basta em suas críticas e passe a respeitar todos profissionais que estão atuando na atual gestão , e vá trabalhar lado á lado , só assim o problema será resolvido.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Como o passense indignado mesmo disse

    " mas o problema é da administração, foi eleito para isso, fez promessas para isso, então, se não soluciona que pegue o boné e faça isso"

    sendo assim, não é necessário que façamos críticas destrutivas, pois, a própria administração sabe de suas falhas e com certeza tem capacidade de solucionar as dificuldades que vem enfrentando. Agora, se somos capazes de colaborar naquilo que enxergamos do lado de fora da administração atual, seria bem mais viavél que participassemos com idéias e soluções.

    E como outro anonimo diz:
    "se não deixarmos nossas ideologias partidárias e rivalidades políticas de lado , não chegaremos e nem veremos um futuro melhor.
    Porém , sem querer ofender , dê um basta em suas críticas e passe a respeitar todos profissionais que estão atuando na atual gestão , e vá trabalhar lado á lado , só assim o problema será resolvido."

    de qualquer forma fica o meu apelo as pessoas que participam deste blog:

    não sejamos covardes em apontar os defeitos dos outros, se não somos capazes de trazer resolubilidade aos problemas apontados!

    Caro jornalista, desculpe por estar entrando no seu espaço e colocar o meu ponto de vista, mas fazemos parte de uma democracia e devemos sim, ser democráticos e solidários também. Nunca esquecendo que o povo brasileiro também é capaz e acertar e errar como qualquer outra nação.
    ]obrigada[

    ResponderExcluir
  9. Calma meu caro jornalista,

    o sr pensa que nós donas de casa conseguimos arrumar uma casa da noite para o dia? Não sr... quando mudamos, levamos tempo para arrumar a bagunça.

    então eu penso que o atual prefeito não vai colocar a casa em ordem tão rapidamente o quanto gostariamos, mas, com o tempo veremos a casa bem organizada.

    O sr, me desculpe pela impertinência, mas sabe se o atual prefeito encontrou a casa em ordem no ponto de chegar, entrar, receber visitas, comer e dormir????

    mais uma vez, desculpe, mas é o que penso!
    CALMA, MTA CALMA NESSA HORA!

    ResponderExcluir
  10. Senhores, senhoras, o espaço aqui é para o debate mesmo. E casa aqui não é a minha, nem de ninguém em particular, mas de todos os cidadãos. A maioria apostou em quem está no poder. Quem perdeu foi punido pela que o povo achou que faltou e, talvez, pelos seus próprios erros. Então, quando cobramos esperamos o contraditório, mas o mais importante seria que a quem as críticas são endereçadas fizessem uma avaliação e consertassem os erros, ou pelo menos se manifestassem. Nem isso fazem...preferem o silêncio desrespeitoso e, olhando de cima e por cima, nem arrumam nada e nem dizem o que estão fazendo. Sinceramente, espero que mudem.

    ResponderExcluir
  11. Nossa como os carrapatos do Hernane anvançaram nesse blog, defender que e normal fila em posto de saude? achar normal apadrinha amigos e familiares? Engraçado que na gestao passada esses mesmo trogloditas jogavam pedras ne? So mesmo uma cidade de gente burra como é Passos que tem coragem de vir defender um incompetente desse. E o pior é que votaram nele pela terceira vez !!!!!!!!!!!!!!!! e Por isso que Passos e essa beleza de cidade... so anda pra tras.

    ResponderExcluir
  12. Os carrapatos respondem...26 de julho de 2009 às 11:10

    Que pena, aparecer uma pessoa dessas para chamar o povo de " BURRO ".
    Daí dá pra ver o tipo de gente que faz críticas dessa nova gestão.Que tipos de valores uma pessoa dessa tem!
    E se carrapato ou não, somos democráticos e também realistas. Será que nunca ficou numa fila no PS ou PSF, ambulatório, na gestão Ataíde?

    ResponderExcluir
  13. Como você deu a entender nesse artigo , pode ocorrer que alguns faça uma interpretação partidária do seu blog. E realmente muitos fazem. Vocês , adversários políticos estão sempre se atacando.
    E não tente realmente passar á impressão de jornalista "neutro" , pois , isso você não é. Já basta a TV Globo fazendo isso!

    Nos seus artigos , você sempre atacando a atual gestão ...e também partidos como PMDB e como já descrito por você o "omisso" PT de Passos , porquê nunca cita o PSDB e o DEM que
    realmente , são o cúmulo do coronelismo e do clientelismo.

    Porquê você não critica a atuação dos vereadores da oposição , e os da situação também. Se Passos não caminha no rumo certo , a culpa não é só do prefeito , mas sim também dos vereadores , que não merecem um centavo do que ganham.

    E se tratando da atuação dos vereadores da oposição , suas respectivas atuações são medonhas , é de causar arrepios em qualquer município.

    Muitos estão lá de passagem , diga-se graças á deus , pois tais não possuem nem noções básicas de política . Tem um lá que tá na camâra desde á época de Dom´Pedro II. E todo mundo sabe quem é , que não faz nada pro povo e ainda votam nesse indivíduo.

    Portanto nobre jornalista , o que podemos ver nesse seu blog , é que você não está realmente preocupado com nada em Passos , pois só fica atacando a gestão atual e defendendo a gestão anterior .
    Em suas expressões usadas em alguns artigos , qualquer pessoa que não seja ignorante pode ver que sua atuação como crítico , e principalmente como jornalista é uma lastima.
    E nessas mesmas expressões , pode se ver que o senhor , defende sim a gestão anterior, mesmo que seja de forma meio mascarada.

    E também você escreve no Correio dos Lagos , jornal de caráter duvidoso. Porquê o ex-prefeito ( e se deus quiser não vai conseguir se eleger nem síndico de prédio) Ataíde , aprontou muito , e esse mesmo correio dos Lagos saía defendendo o ex-nunca mais se deus quiser- prefeito.E sempre falava das benfeitorias. Realemente este fez algumas boas coisas , mas é deste tipo de político que tá todo mundo cansado. Pena que ele é Político Populista , tipo Aécio Neves e Getúlio Vargas. Acham que grandes obras melhoram a vida da população , e estão completamente enganados. O Que Resolve é Educação e Cultura. Porquê com essas duas , tudo caminha pra frente , inclusive a saúde.E outra Passos toda sabe da sujeira que foram as licitações e o pagamento das construtoras que executaram a obra , e quase que Ataíde foi fazer cia. para o ex prefeito de Fortaleza de Minas , atrás das grades. E outro dado , que circula nos bastidores da prefeitura , o ano passado , o ex-nobre prefeito teria pagado aqueles "shows" musicais com dinheiro de procedência duvidosa.

    Portanto , eu lhe aconselharia á refletir sobre seu papel de jornalista e crítico , pois o povo merece saber das coisas como acontecem , independente de ser qualquer candidato de qualquer partido.

    E o problema da saúde em Minas não é culpa só do prefeito é também de demagogos "ditadores" como o governador Aécio , pois este não investe nada em saúde , e isso só não é divulgado , porquê o mesmo governador "Comprou" toda á mídia mineira.

    ResponderExcluir
  14. Meu caro sem nome.
    O Correio dos Lagos continua, agora atualizado diariamente e só On Line. Dá uma acessada (www.correiodoslagos.com.br) e verá que as notícias da atual gestão (as positivas e as negativas) estão todas lá. Ah, neutralidade em jornalismo é coisa ridícula. Não disfarço minhas posições, neste espaço que é próprio para isso e ainda abro espaço para comentários de quem usa do subterfúfio do anonimato. E as críticas não são ao PMDB e nem ao PT, mas a gestão Hernani, até agora uma lástima.

    ResponderExcluir
  15. meu caro jornalista, eu acho q o Sr usou do recurso errado; não é " subterfúfio" e sim SUBTERFÚGIO.

    ResponderExcluir
  16. Passense Indignado e Abismado:27 de julho de 2009 às 15:07

    Meus caros amigos,

    esse Sr JORNALISTA fala da atual gestão como se fosse um desses políticos que o povo já tá cansado de ver e conhecer. Só sabem criticar, criticar e criticar...

    Meu caro JORNALISTA, deixa de ficar fazendo politicagem, e faça o seu papel de JORNALISTA POR OPÇÃO valer a pena... tem tanta coisa acontecendo em nosso meio e o SR coloca um TAPA, como aqueles usados nos cavalos e fica cego à tanta arbitrariedade deste país.

    ResponderExcluir
  17. Boa Noite ,
    Ó Nobre Jornalista ,
    Meu nome é caro sem nome ,

    Me desculpe pela parte do jornalista neutro
    Isso realmente não existe mesmo e o senhor tem total razão ,me desculpe pelo equívoco.
    Mas existe jornalista que "torce , retorce e distorce" a notícia , e o senhor mostra isso em todos seus artigos.
    A maioria do que você diz , acontece mesmo , mas o senhor aumenta em milhões de vezes á intensidade, e tenta enfiar goela abaixo suas posições nos mais ignorantes.

    ResponderExcluir
  18. Onde é que a saude melhorou com a nova administração, como foi dito em post anterior????
    Acorda Passos !!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Caro Indim ,

    Eu não disse nada sobre á saúde ter melhorado.
    Acorda você.
    Não tire as palavras da minha boca , pois em algum momento eu disse que ela melhorou ou piorou.

    ResponderExcluir