terça-feira, 21 de julho de 2009

O destempero é a marca

Acabei de encontrar agora a pouco aqui na Padaria Branca o Emilio Makluf, que alguns até chamam de Emilio Jabur, assessor especial do prefeito José Hernani, de Passos. Ele me disse que leu no blog “Reserva no Fim", a parte dos comentários que lhes são dedicados. Confesso que ao escrever o texto, baseado em várias informações coincidentes, nenhuma delas elogiosas, senti até certo desconforto, já que tinha o agora assessor especial como alguém gentil.

A abordagem foi, inicialmente, bem tranqüila. Resvalou para um mal disfarçado cinismo, quando afirmou que gostara do que havia lido e completou: “falem mal, mas falem de mim”.

Meu caro, a intenção da crítica não é de falar mal. Os comentários são feitos para o registro histórico e para duas reflexões: uma do eleitor, que passa ter subsídios para votar ou não em determinado partido, grupo político ou liderança; e outra do criticado, que pode ter condições de avaliar se as críticas têm algum fundamento, aceita-las, rejeitá-las e até responde-las. Emílio preferiu uma outra: desprezá-las de cima do pedestal do poder ocasional que ora ostenta.

Também pudera, com o chefe que tem e com a obrigação inconsciente de seguir os passos do mesmo, não é de se estranhar.

O prefeito José Hernani, ao responder pela primeira vez uma entrevista a uma emissora que tem sido crítica ao seu desempenho, destemperou.

Usou termos pesados, disse, ainda com relação ao Gazeta Regional, que publicou matéria sobre a contratação de empresas para fazer a coleta de lixo de Passos, aqui também objeto de matéria no site http://www.correiodoslagos.com.br/, que o chefe do semanário estava querendo algo que ele não ia dar, deixando nas entrelinhas que poderia estar sendo “cobrado” de alguma fatura de forma ilegal.

Afirmou, desta vez, sem papas na língua, que a Nova Rádio Passos, é comandada por um bando, que visa apenas o interesse próprio. Não respondeu, por outro lado, a nenhum questionamento com respeito e seriedade.

Esqueceu até que quem faz a coleta de lixo é a empresa que mais recursos deu para a sua campanha que, para ganhar este serviço não teve nem que participar de concorrência pública.

Nem se tocou, quando abordou o assunto saúde, não mencionando o fim do Programa Remédio Em Casa e nem o pouco caso que trata o fato de não colocar em funcionamento do novo Pronto Socorro. Muito menos respondeu como vai acabar com as filas nos PSFs e com o caos que reina no velho PS.

Apesar disso afirmou que a saúde está no caminho certo. Algo que nos faz lembrar o indivíduo que chegou à beira do precipício, avisado a tempo, parou, mas, não suportando a curiosidade, atendeu o convite de quem lhe convidara a dar um passo à frente se quisesse conhecer qual a altura do penhasco.

O prefeito de Passos, nem se pode dizer a esta altura que ainda está no palanque. O que parece acontecer é que ele está perdido e demonstra isso com forte dose de destempero verbal. A população esperava bem mais dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário