sexta-feira, 10 de julho de 2009

IFET, vitória do compromisso

O trabalho em torno do resgate da promessa de campanha feita por Odair Cunha, deputado federal pelo PT, quando das eleições municipais do ano passado em Passos, acabou resultando no concreto compromisso de que Passos vai contar com uma unidade do IFET.

É bom recordar que este trabalho de cobrança aconteceu quase na iminência da cidade perder o prazo para ver a promessa caminhar no sentido de sua realização. O grito veio da Câmara de Vereadores e na voz de uma educadora, Tia Cenira.

Mas se ela leva o mérito de ter levantado a questão na undécima hora, ao deputado Odair Cunha cabe reconhecer que teve a altivez necessária para agir e cumprir o que prometera, antes de perguntar de onde vinha a cobrança.

Para isso, com certeza, teve que se afastar do grupo político que hoje está na situação, que andam na idade da pedra lascada quando se trata de práticas políticas e, se dependesse deste grupo, nem seria de estranhar que este pedido fosse engavetado porque quem levantou cobrando foi uma vereadora de oposição.

Importa muito para a cidade ter um IFET, importa demais para região que aqui se erga um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. A iniciativa implanta na região um campus de curso superior, com ensino público gratuito, e recompensa uma luta travada pela comunidade em favor da transformação da FESP em unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais, sempre barradas pelos seus dirigentes que, quando isso não ocorria, não demonstravam grande desejo de ver este sonho regional virar realidade.

Agora mesmo, quando a FESP perde a sua ligação com o governo do Estado, já que pedagogicamente deve satisfação ao MEC, não se viu grande esforço por parte de Fábio Kallas, que preside a entidade, para que este vinculo seja mantido e a possibilidade de um dia o campus de Passos vir ser absorvido ainda pudesse ocorrer

O IFET resgata o sonho dos que acreditam que a região merecer uma instituição de ensino superior gratuito.

Uma conquista política para Odair Cunha e para a Tia Cenira. Uma vitória para educação e toda a comunidade. Até que enfim.

Um comentário:

  1. Sem dúvida que se de fato tornar-se realidade será o inicio de um novo tempo em Passos rumo ao desenvolvimento;pois educação é a base de tudo e Passos ja está perdendo o bonde da história.
    Como consequência vem a qualificação profissional e melhoria geral na qualidade de vida além de,por ser gratuito,abrira oportunidade a quem não tem condições de bancar uma escola tecnica e faculdade particular.
    Entretanto temos que ficar atentos para que a coisa nao fique só na demagogia e no papel.
    De promessas vãs;nós passenses ja estamos saturados

    ResponderExcluir