quinta-feira, 2 de julho de 2009

Girando em volta e andando para trás

O mundo anda tão conturbado e a velocidade da informação é tão grande que nem dá tempo de assimilar emoções, analisar problemas, refletir sobre as situações, que já vem outro em cima.

Junte-se a isso, as tragédias que rondam a humanidade. Uma hora é a dengue. Na outra a vaca louca, depois a gripe suína. Em outro instante as tragédias dos acidentes. E a tecnologia, que nos faz presentes em todos os lugares do mundo, não consegue deter estes males.

De outro lado, o homem percebendo tanto avanço não se reforma e vai cavando o seu buraco, agredindo o meio em que vive e, pior, se agredindo.

Agrava-se a situação, quando se vê que aqueles encarregados dos destinos das pessoas se locupletam na corrupção, roubalheira e desvio de conduta.

Falo dos políticos e menciono, a título de exemplo, o que acontece por aqui no Brasil. Basta ir ao senado. Lá é o melhor retrato de tudo e não duvidem se José Sarney não se sair bem deste lamaçal todo.

No que diz respeito a Passos, percebe-se que o governo municipal procura-se mexer e tenta atacar o nó de todos os seus problemas, que é área de saúde.

Muito difícil superar os obstáculos. A população está perdendo a confiança no governo Hernani. A enquete que encerramos ontem no site http://www.correiodoslagos.com.br/ mostra isso. São 82% que fazem uma avaliação negativa da administração dele. Já grudou na pele o fraco desempenho.

Não será com troca de direção do Pronto Socorro que a situação estará remediada. Muito menos usando de sinecuras para explicar a demissão de quem havia sido nomeado no auge da crise para diretor clínico do local.

Muito menos com o anúncio da contratação de mais médicos para o PS e para os PSFs que as coisas tomarão rumo.

Falta a Hernani o diagnóstico, prometido, aliás, pelo atual secretário de saúde, o médico Cleiton Piotto. Falta planejamento, difícil de ser feito por quem só pode dedicar meio período para a secretaria, como é o caso do atual secretário.

Falta política de atendimento ao público, hoje muito maior do que era em outras épocas que Hernani foi prefeito. Os tempos evoluíram, mas o atual prefeito estagnou no mesmo modus operandi. Chega tarde... trabalha pouco...sai cedo...gosta de praticar o empreguismo..esgota recursos com a clientela...não a do consultório médico...aqui o assunto é política...e nesse ritmo esgota o orçamento.

Hernani, como deixa crer – e aqui falo muito do que se tem como lugar comum entre as pessoas – mais parece gostar do status do que exercer a função. Olha, agora, como noticiou o jornalão: as cidades pólos de Minas estiveram reunidas em Divinópolis e Hernani foi? Claro que não. Mandou Alexandre Maia, quem mantém em fogo brando num processo que, se Alexandre não souber escapar, vai levá-lo à fritura completa, permitindo que o prefeito abrace quantos outros candidatos quiser, como têm feito com Maurício Campos, Cássio Soares, Antonio Carlos Arantes, Carlos Melles. Só falta aparecer na fita o Reminho.

Enquanto isso o povo...ora o povo...que vá de madrugada para a fila do atendimento nos postinhos dos PSFs. É o que tem lhe reservado a atual administração do prefeito José Hernani.

6 comentários:

  1. O HOMEM está cavando sua própria sepultura, quando se der conta da gravidade da situação, já estará morto...por isso sejamos justos e corretos em nossas atitudes, por mais que o mundo tente mostrar o contrário...se Eles tentam nos levar para o abismo, vamos mostrar que podemos chegar ao topo da montanha...com dignidade e perseverança.
    "Colhemos aquilo que plantamos".

    ResponderExcluir
  2. É mta perseguição no setor saúde e vc esquece de ver os problemas mais sérios e que trazem mais consequencias ao povo! Carlos, olhe para frente e veja o tamanho do universo! não feche os olhos e veja somente ao seu redor!
    O povo é maldoso e não tem força pra ajudar, mas pra criticar... vale-me Deus!

    ResponderExcluir
  3. Micaela, se tiver um tempo, levante de madrugada, como eu fiz, vá as filas dos PSFs, visite o PS, enfrente as filas de espera. Já fez isso? Não viu nada? Deve porque vc olha pra frente ...tão pra frente...que não enxerga ao seu redor. Mas pode ser que não seja isso, então é pior...é uma questão de miopia mesmo. Não há perseguição na área da saúde, o que é falta de compromisso de quem administra com prometeu em campanha: resolver o problema da saúde e até agora nada.

    ResponderExcluir
  4. Carlos, eu não tenho plano de saúde e dependo do plano SUS, que é lindo no papel! Pq qdo precisamos dele, sempre enfrentamos dificuldades...mas isso não é só em Passos não! E qto a miopia, deve ser vc q tem. Pq só sabe ficar ai falando mal dos outros. Vá cuidar da tua vida, ao invés de ficar atacando os outros. E olhar pra frente, é claro que olho mesmo, não com essa deficiência q vc, pois só olha pra Hernani, Cleiton e outros por ai!

    ResponderExcluir
  5. ahhhh... e mais, o teu espaço ak não é democrático? pr vc apela com o ponto de vista do povo? pra mim tá td lindo!

    ResponderExcluir
  6. Micaela,

    Há uma diferença entre falar mal e fazer a crítica. Em um, é preciso ter humildade para reconher que houve exagero. Em outro, se comenta as ações de homens públicos, que faturam seus vencimentos em cima do dinheiro que ganham dos cofres públicos. Então, reconheço que dirigi a você palavras acima do tom. Peço desculpas. Quanto as críticas que faço, são contundentes, e precisam ser, mas nunca ofensivas a ninguém. Defendo que pessoas que, como você usa o SUS, assim com eu também, tenham acesso a um serviço digno. O que não dá é para contemporizar com esses agentes só porque no Brasil a coisa é capenga. Neste aspecto creio que se deve começar por limpar o quintal de casa. Se cada um fizer isso logo tudo deverá estar melhor.

    ResponderExcluir