segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cuidando da aldeia

Tem sido interessante a reação irada de seguidores, eleitores, assessores de Hernani e desinformados sobre a realidade do município, quando, a título de questionarem os textos postados, na confortável condição de anônimos (a maioria) tentam desqualificar o que aqui se comenta. Ressalvo que há pessoas transparentes que assinam o nome e desconfio que há outras pessoas que tenham até razão para se esconderem no anonimato, principalmente as que perfilam do lado das críticas que faço. Entendo que a prática arcaica de fazer política em Passos, que remonta à épocas dos dinossauros, atemoriza mesmo.

Resvalam por todos os lados, mas acabam reconhecendo aqui e ali que há razão para os comentários que são feitos por nós.

É bom deixar claro que respeito a todos, de todos os lados, campo em que atuo é das idéias. Não fujo ao debate, nem me amofino com críticas. Jornalistas são pessoas públicas e seu olhar é o olhar de uma parte da sociedade. A outra questiona.

Antes da internet este questionamento demorava, agora é instantâneo. É bom frisar que no caso do nosso blog ele não tem censura. É postado pelo próprio leitor internauta, apenas me reservo direito de ser avisado, via e-mail, de que alguém fez algum comentário.

Experimento com quem lê meus textos, os contrários e os que os favoráveis, algo novo e me inspiro para dizer, PT, PMDB, DEM, PSDB são instrumentos para que projetos possam ser viabilizados. Estes partidos, qualquer partido, não têm mais sedimentação ideológica, são balcões de negócios, como se vê agora o PT acenando para Sarney, propondo trégua. O Sarney no PMDB já é uma aberração histórica..imagine o resto que vem acontecendo.

Então o melhor que a gente faz é cuidar da aldeia e, como disse um leitor do blog, colocar lente de aumento nos problemas, porque do jeito que está, do tamanho imenso que eles se encontram, os atuais gestores não os estão enxergando.

E vamos ao debate, que ele é salutar.

8 comentários:

  1. Como anônimo eu vou continuar , porquê é um direito meu. Seu blog não é democrático ?
    E quem está fugindo do debate é você , porquê se você fosse uma pessoa que sugere que eu mostre a cara e fale frente á frente. Porquê você como cidadão passense não vai até o seus alvos de crítica e debata logo com os administradores. Você é corajoso aí no blog , mas como cidadão presente é lamentável.
    Você tem tudo pra crescer.Vá em frente , como você mesmo diz " a fila anda".

    ResponderExcluir
  2. Meu caro,

    Respeito seu anonimato. Mas acho que é uma covardia alguém querer defender algo e não ter coragem de assumir quem é, principalmente quando se vislumbra nos seus textos a sabujice de quem gosta de bater palmas para os poderosos. Até para isso é preciso ter coragem. De minha parte, como diretor do Correio dos Lagos On Line, mantenho a firme posição de ouvir todos os lados envolvidos na história - como breve leitura, caso tenha tempo, pode lhe demonstrar. Agora, quanto ao debate público faço-o todos os dias. Quem não aparece para responder é a administração. Deve ser porque eles devem estar muito ocupados tentando achar o rumo, que já se mostram totalmente perdidos. Enquanto o senhor ou a senhora manter o nível, tem licença para entrar na minha casa.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. o anonima,eu fui ate a prefeitura na condiçao de cidadão reclamar de um problema, os puxa saco, apadrinhados me atenderam mal e nem ouividos deram para o meu problema, entao num venha defender, que eles num tao nem ae pra sociedade, deixa quem tem coragem falar,pois a verdade esta ae numa e crua so nao ve quem tem rabo preso

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Carlos Alberto,

    Tenho acompanhado o seu blog e acho bem interessantes as críticas que o senhor tem feito a nova administração. Faz parte da sociedade e também se resume a um direito do cidadão, expressar aquilo que pensa.

    Mas, por outro lado, tenho meus receios ao seu comportamento de avaliar e condenar a nova gestão. Tenho certeza que acompanhava a gestão anterior e também conseguia avaliar com a mesma precisão, porém, não ocorria tantas demonstrações de insatisfação, como acontece agora.

    Qual era a posição do Sr na gestão passada? E qual era a sua visão?

    Não faço parte da equipe, não trabalho para Prefeitura e pra falar a verdade nem votei na última eleição, mas venho acompanhando toda a trajetória do seu jornal, blog e tb os outros meios de comunicação do município.

    Tenho bastante interesse de ver o meu município bem e crescendo. E espero que essa seja a sua vontade, é claro!

    Me desculpe, mas não consigo entender: O SEU BLOG É UM ESPAÇO POLÍTICO?

    td d bom e até +!!!

    ResponderExcluir
  5. Prezada Lucianne,

    Se a senhora acompanha o nosso trabalho,sabe qual foi a minha posição frente a gestão passada, até porque estão registradas nas páginas do Correio dos Lagos, até então semanário impresso. Também acompanho a impressa local e vi que na gestão passada o jornalão diário escolheu a antiga gestão como seu alvo prdedileto, sem bem que, estranhamente, ocorriam lapsos de silêncio e até de mudança de posição. Inclusive há um outro semanário que, durante a campanha eleitoral, se ocupou de registrar todas as mazelas da gestão Ataíde - nessa época o Correio dos Lagos já não circulava e nem tinhamos tomado a decisão de trabalhara versão on line.
    Pelo que entendi a senhora tem lido o blog, mas não o site (www.correiodoslagos.com.br) e lá estão registradas todas as informações e notícias que possam melhorar a nossa cidade. Quanto a questão política do blog, o correto é dizer que ele é um espaço para registrar os meus pontos de vistas sobre diversos assuntos, inclusive os políticos e que está aberto a questionamentos límpidos e honestos como os feitos pela senhora. Assim, com certeza, a nossa comunidade cresce e isto não tem nada a ver com quem eventualmente ocupe o poder municipal.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carlos,

    Obrigada pelo esclarecimento. E qto ao Correio dos Lagos, eu tb tenho o habito de ler praticamente todos os dias, mas passei a tornar conhecimento dele há alguns meses. Lá vejo assuntos generalizados, porém no seu blog vejo bastante indignação qto a gestão atual.

    Tb sinto algumas falhas, vejo que há condições de curar essas mazelas que tanto atormentam nossa população. Mas, vejo algo bastante pessoal nas suas colocações a respeito do Secretário de Saúde. Trabalhei em um município de outro estado e por lá o secretário de saúde comparecia 3 vezes por semana, mas o trabalho era eficiente e tinhamos uma saúde exemplar. Trabalhava com uma equipe competente. E acredito que se tratando da região sudeste, onde as pessoas tem melhores condições de vida, educação e acesso a cultura, temos profissionais bastante competente que poderia assessorá-lo na realização das atividades. Vamos dar um tempo e credibilidade aos servidores para que possam mostrar trabalho.

    E continue analisando e avaliando as condições administrativas de nosso município. Pois és uma pessoa competente e interessada.

    Obrigada pelo espaço!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Lucianne,

    A impressa, e os jornalistas, não pode abrir mão da crítica. No caso da administração pública, a severidade não pode ser tomada como pessoal, mas é um exercício que tem que ser feito com veemência, porque uma gestão tem prazo para encerrar o mandato. Daí a mecessidade de se cobrar desde o primeiro momento.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Indim poste seu problema aqui nesse espaço democrático criado pelo Carlos , e mostre sua cara! Só uma pessoa real pode ser ouvida.


    Só assim podemos resolver seu problema.
    Seja um cidadão honroso , como você mesmo diz que os apadrinhados visitam esse espaço , deixe seu problema escrito.
    Quem sabe eles não possam te ajudar ?

    ResponderExcluir