quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Monumental Barriga

A queda na arrecadação e a diminuição no ritmo de obras espalhadas pela cidade, que aconteceram simultaneamente à posse do prefeito José Hernani, além da demora para colocar em funcionamento o novo Pronto Socorro Municipal, aliada a crônica falta de médicos para atender na área da saúde, uma área problemática demais em qualquer parte do País, mas tinha solução apontada durante a campanha do atual prefeito, acabaram por transformar Ataíde Vilela numa espécie de unanimidade entre os “arrependidos” do voto dado no pleito passado.

Ainda não faz um ano que José Hernani governa e já há quem ache que a eleição em 2012 é favas contas para o ex-prefeito Ataíde Vilela. Nem tanto ao mar e nem tanto à terra.

De fato o senso comum e a pesquisa de “qualidade”, aquela que os especialistas e observadores da cena fazem acompanhando as conversas e o humor nelas contidas, dá ponto favorável ao antecessor do atual.

Mas é preciso usar da inteligência para não cair na ilusão de que a prefeitura já está de novo no braço de Vilela e que à Hernani não há chance de recuperação.

Pura tolice.

E esta luta política se desdobra em vários campos. Até no jurídico. Agora mesmo a Folha da Manhã parece ter embarcado numa tremenda canoa furada ao publicar matéria dando como inelegível o ex-prefeito Ataíde Vilelal, numa ação por contratação irregular. Na verdade a condenação é de primeira instância e o feito ainda nem subiu para o Tribunal de Justiça. As pesquisas estão sendo feitas aqui na redação e pela equipe de reportagem e, se confirmada, a Folha da Manhã, leva o título de "Barriga do ano", por ter publicado matéria sem confirmação do fato. De outro lado, Hernani tem entrevista coletiva para anunciar um pacote de obras, que vai significar investimentos da ordem de R$19 milhões em Passos (construção de 500 casas populares, restaurante popular e pavimentação de ruas).

Algo que para a situação pode significar motivos para comemorar.

Mas ainda é necessário cautela. Em primeiro porque a Folha da Manhã, se comeu esta imensa e indigesta bola, deu munição para que Ataíde reaja e coloque tudo como uma manobra política para desmoraliza-lo, e, se tiver habiliade, mostrar que esta manobra foi urdida entre adversários, colocando o jornalão dentro desse balaio. Em segundo, porque a população tem uma opinião cristalizada (diferente de formada, é bom que se frise) de que a saúde é um caos e é na melhoria do setor que a população apostou em Hernani. Se isto não vier, ainda haverá muito de negativo a remover da pele grossa do desgaste grudado na situação.
E o pior, no afã de liquidar o adversário de maior envergadura podem é estar o promovendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário