A enquete que o Correio dos Lagos (www.correiodoslagos.com.br) deixou no ar por mais de 20 dias mostra que a população de Passos sabe o que quer. A necessidade de um hospital público é algo desejado por 95% das pessoas que responderam a enquete. Evidente que isto é necessário.
A Santa Casa de Passos é, sem dúvida, um grande hospital, tem todas as características de uma instituição hospitalar regional, mas, em situações específicas, principalmente no relacionamento com os poderes públicos regionais, impõe condições que muitos julgam draconianas.
A direção argumenta que esta é a única forma de garantir qualidade no serviço e isto pode até ser verdade, mas se não for não há como contra argumentar, porque não há nada para contrapor a esta argumentação.
Observadores, cidadãos antenados com o que acontece ao derredor e que conseguem fugir das loas, tem opinião bem diferente sobre o que acontece na instituição. Nós mesmos aqui no Correio dos Lagos online recebemos, vez ou outra, cartas (e-mails) sugerindo pautas, analisando o contexto do maior hospital de Passos. Uma delas, resguardando a fonte, passamos ao conhecimento de todos.
"Já que traz notícias de Passos e Região (o Correio dos Lagos Online),opiniões, acho que seria legal ter reportagem sobre a área de saúde, que não está nada boa em Passos! Por favor investiguem, vão ver que a reportagem tem fundamento.
A Santa Casa de Passos vive recebendo Creditações, está sempre entre as melhores no setor saúde, mas deixa a desejar no sentido de cargos e salários.Soube de fontes seguras que funcionários estão há mais de 10 anos com a Carteira assinada como auxiliar de enfermagem, sendo que suas carteiras profissionais são de técnicos e os salários pagos são baixíssimos, para auxiliares, técnicos e enfermeiros, além disso, os funcionários fizeram uma prova para serem contratados como técnicos de enfermagem, mas estas provas foram parar na gaveta.
Será que estas Creditações têm conhecimento disso? Em minha opinião estes cargos deviam ter um salário digno, pois o trabalho que eles executam são merecedores de um bom salário, trabalham por escala, alguns não dormem a noite, as atividades são constrangedoras,pesadas e difíceis!
Outro fator a ser discutido são as doações do HRC (Hospital do Cancêr). Todas as verbas, doações estão sendo destinadas ao Hospital?Como são doações de muitos lugares, de muitas pessoas, penso que deveria existir uma Auditoria, ou intervenção MP para checar se existe alguma irregularidade, afinal é o dinheiro da população em prol de um bem maior "o Hospital".”
São questionamentos que merecem uma resposta da Santa Casa, em respeito ao que a comunidade lhe devota. O espaço aqui está aberto para este fim, se a direção da instituição quiser se pronunciar.
Mas o fundamental é que alguém de coragem assuma a bandeira de que em Passos precisa ser erguido um hospital público. Embrião para isso já existe, que é o novo Pronto Socorro, ou UPA, basta ter querer seguir em frente. A cidade agradece.
Caro Carlos Alberto,
ResponderExcluirjá que a população pronunciou, ai vai outra queixa em relação ao nosso " Hospital".
Sou enfermeira graduada e procurei a Sta Casa a procura de emprego. Infelizmente, fui abordada de forma seletiva, onde recebi a seguinte resposta:
- Não iremos realizar processo seletivo para pessoas de fora da instituição. A prova que iremos realizar será para nossos funcionários e pré-trainne.
Diante da " porta na cara", só tive que dizer: td bem, obrigada!
Pelo amor de Deus! Como os futuros profissionais terão uma oportunidade de emprego se não possuem nem mesmo o direito de concorrer a uma vaga?
Nós povo passense, sempre pensamos no melhor para nosso município, ajudamos na construção do HC, lutamos pelo bem do nosso povo. E qdo precisamos.... fica a desejar!
Tive informações, que os ônibus que de Itaú pela manhã, vem abarrotado de " jaleco branco" ( segundo informação), enquanto isso, o povo passense tá desempregado!
Fico envergonhada por essa situação e ao mesmo tempo triste. O que fazer numa terra mãe, se ela não te sustenta e alimenta!!!
Obrigada pela oportunidade!
Olha, os gigantes costumam nos enhgolir, mas abrir esre debate é interessante. A Santa Casa é um gigante, mas é preciso que pratique a transparência - E não estou falando de outdoor listando quanto se recebe e se gasta com dinheiro arrecado - estou falando do destino de onde esses recursos estão sendo aplicado de fato, para que não sobre dúvidas se foi com estes recursos que se ergueu o hospital do câncer ou se, de repente, não serviu também para ampliar leitos da própria Santa Casa, por exemplo. Com a palavra a direção da Santa Casa.
ResponderExcluirCarlos Alberto
Editor Correio dos Lagos Online