terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dois momentos

De ontem para hoje pode se acompanhar dois momentos diferentes da política passense. Ontem na Câmara Municipal a oposição aproveitou a idéia do vereador Tuco – que na legislatura passada capitaneou o SOS –Estradas Rurais – e lançou o SOS saúde de Passos.

De fato a saúde em Passos pede socorro. O nó está na gestão e na implantação de formas de atendimento que eliminem a fila de espera, naquilo que isto for possível, mas mudar a gestão nesta área não é algo apenas conceitual, mas requer a presença constante, em todos os momentos, do secretário de saúde dentro do sistema.

Não vemos isto e, por esta razão, vamos continuar exercendo o direito de crítica e pedindo respeito à comunidade que, ao fim, paga o salário dessa gente.

A intenção da oposição em se diferenciar faz sentido. Afinal apostar no caos é apostar na piora da qualidade de vida da população, o que seria uma lástima. Além disso, nos dias atuais não há mais espaço para criticar tão somente.

Hoje os cidadãos querem também que sejam apontadas soluções para os problemas. E a oposição demonstrou esta vontade.

O outro momento se deu quando, o prefeito José Hernani, acompanhado de seu staff foi até ao Promotor Paulo Márcio entregar o relatório da auditoria feita no SAAE naquilo que se refere a construção da Estação de Tratamento de Esgoto e obras complementares, que fazem parte do conjunto.

A estratégia de fazer uso político do resultado tem riscos iminente, mas o tom técnico disfarçou bem a situação, embora a foto enviada a imprensa não consiga esconder o propósito: bater no prefeito anterior Ataíde Vilela.

Bem medidas as coisas, quem agora deve vir a público é a Camargo Correa e a SANAG, além da antiga gestão do SAAE. Talvez dêem pouca importância algo que só interessa à província e esta pode ser a grande contribuição que as empresas construtoras, projetistas e fiscalizadoras estejam dando a Hernani no episódio.

Ao deixar passar batido, ocorre o que se costuma dizer: quem cala consente. Por outro lado, se Ataíde pensa que o silêncio dele seja o melhor caminho para “abafar o caso”, talvez esteja contribuindo para consolidar a imagem de que a saraivada de denúncia contra ele tem algum fundamento.

No fim oposição e situação, uma numa dia e a outra no dia seguinte, moveram com alguma cutela as peças que só terão o jogo encerrado nas eleições de 2012.

3 comentários:

  1. Carlos Alberto,

    visitei o site do correio dos lagos e deixei um comentário no artigo da Efetivação dos Profissionais que estão atuando no PSF por via contratação.
    Como pode efetivar pessoas sem o concurso público?
    Os Vereadores podem firmar uma lei para tal situação?
    E como fica os desempregados que almejam uma vaga através de concurso público?

    Mto abrigado pelo espaço e se puder, me esclareça.

    ResponderExcluir
  2. Acho que vc tem razão nas suas objeções. O argumento usado pela coordenadora dos PSFs, Vanessa Queiróz é a de que estes profissionais foram admitidos por um concurso seletivo para contratação temporária. Vamos ficar atentos aos desdobramentos e informando através do site.

    Carlos Alberto Alves

    ResponderExcluir
  3. Eu também acho um verdadeiro abuso com as pessoas que almejam uma vaga. Eu, por exemplo, vou termninar a faculdade de enfermagem este ano e já espera por um futuro concurso em 2010. E agora? como vamos ficar perante 17 efetivação de enfermeiros?
    Particularmente, nem sou a favor da efetivação no PSF, pois o funcionalismo público efetivado deixa muito a desejar. E qdo estão em contrato acaba não tendo estabilidade e com isso "morre de medo" de perder o emprego. Então, faz um trabalho bem feito!

    Então, se foram contratados temporariamente, seria um verdadeiro absurdo efetivar esses profissionais. Quando vamos realizar um concurso público já tem o número de vagas a serem oferecidas. Como pode efetivar gente que ficou 50º lugar, se não tinha as vagas?

    espero que os vereadores não sejam coniventes com esta situação. O pior é que tem até mulher de verador que é enfermeira e ainda está desempregada! Vamos lá vereadores, contamos com vcs! É por isso que os elegemos... para nos representar!

    valeu Carlos pelo espaço! +_+

    ResponderExcluir