A pesquisa Empop, realizada entre 20 e 25 de fevereiro, além do cenário para deputado estadual e deputado federal, que agradou alguns e desagradou a outros, que deveriam, alegres e tristes, antes ler os dados com atenção e afinco, uns para melhorar o desempenho, outros para encontrarem rumos, trouxe também dados sobre as eleições gerais.
Estes dados também precisam ser avaliados. Eles podem e vão influir no pleito regional, na escolha de deputados da região, tanto para estadual como federal.
Ao contrário do que imaginam alguns candidatos, a decisão do eleitorado não será pela polarização entre eles. O eleitor não vai prestar atenção nisso. Portanto poupem as gargantas e os dedos aflitos na tentativa de desqualificar o adversário, nesse caso, suposto, porque o foco vai estar na capacidade de cada um mostrar com quem está a nível de eleição majoritária, tanto para o governo de Minas como para o governo federal.
Em Minas, em todos os cenários em que aparece, Hélio Costa lidera. Naquela época, em Passos, Hélio Costa, e naquela época não era uma data tão distante já que fevereiro está ali pouco atrás, aparecia com 55% na intenção de votos, enquanto Anastasia ficava entre 9% a 11% e os petistas Fernando Pimentel e Patrus Ananias apareciam com 9% e 6% respectivamente. Naquela a hora a pesquisa EMPOP batia com as feitas em Minas. Hoje, os dados mostram um crescimento de Anastasia e uma queda de Hélio Costa.
O que interessa é o que cada candidato pode fazer com isso. Os ligados a Hélio Costa podem colar o nome deles ao do candidato do PMDB ao governo de Minas. Nesse caso Alexandre Maia, se souber fazer, leva vantagem.
No caso de Anastasia, Tuta e Cássio Soares não disputam uma proximidade com ele, mas com Aécio Neves, o que pode ser bastante útil tanto para como para outro. Aí é preciso pontuar que Cássio Soares até agora apareceu melhor na foto. Soube aproveitar o presente, resta a Tuta mostrar que saberá usar o futuro.
Os dados da pesquisa não são suficientes para dizer o futuro, mas o quadro em que está inserido cada candidatura contribui, e muito, para isso. Alexandre constrói sua pré-candidatura ampliando o leque de alianças, ouve-se muito que ele está próximo de Saraiva Felipe e Odair Cunha, para trabalhar esta região. Afora isso, também se ventila sua expansão para outras regiões de Minas na garupa de Wellington Salgado. Isto pode lhe dar a presença em pelo menos 70 cidades, na condição de candidato a deputado estadual.
Pelo lado de Tuta, conseguimos apurar que a aliança dele com Domingos Sávio abre o leque de sua presença em pelo menos 20 cidades e no caso de Cássio Soares, uns apostam na sua presenças em todo o Estado de Minas, em razão de sua atuação na secretaria de defesa social, mas suas ações mostram que o foco dele será na região da AMEG e AMOG, algo em torno de 40 cidades.
O caso mais complicado é o de Tuta, que vê sua base em Passos rachada em torno de Domingos Sávio e Nárcio Rodrigues. E, no caso, não é um simples racha, mas trata-se do melhor eleitor que ele tem, que é Ataíde Vilela, que não está impedido de pedir voto para Tuta, mas não irá faze-lo para Sávio e isto pode prejudicar o apoio que Domingos poderia lhe dar em outras regiões.
No caso da candidatura para deputado federal, o quadro tem uma novidade, que é o do ambientalista Alexandre Pereira, que não foi citado espontaneamente na pesquisa EMPOP. Ele e Wagner Caldeira, têm um trabalho importante para fazer, que é da popularização do nome, que no caso de Renato Andrade, já está feito. Ao Renato cabe consolidar seu nome na região.
Para finalizar, dois nomes ainda podem ajudar as candidatras locais. Dilma e Serra. É a forma de cada um dos pré-candiadatos agir que ajudará Passos e região construírem candidaturas fortes e o resgate da presença de líderes políticos tanto em Minas como em Brasília.
No caso do Tuta a base não tá rachada somente com Domingos Savio e Narcio não senhor!!! Ele não é do PR? E quem levou êle pro PR, não foi O Bilac Pinto? E como vai ficar essa historia? Cê acha que a turma do PR vai pedir voto pra Domingos Savio e Narcio e muito menos pra Renato Andrade!!!
ResponderExcluirCarlinho, ce acredita em Papai Noel? Desde qdo o Renato Andrade vai consolidar seu nome na região? Ah!Bom! Esqueci que o assessor político dele é o Aloisio da Tia Cinira, aquele que taca pedra na lua!!!KKKKKkkkkkkk
ResponderExcluirA base aliada do Tuta não tá rachada so junto ao Domingos Savio e Narcio nãaaaooooo! Ele não é do PR, e quem levou ele pro partido não foi o Bilac Pinto? Cê acha que a turma do PR vai pedir voto prêle? Mais né hoje nãaaaooo...
ResponderExcluirDesde quando o Cassinho(bezerro novo) vai ter voto em todo Estado? Carlinho, num força não nêgo! Êle vai levar uma carcada que vai ate perder o rumo de casa!!! Êle era sub e hoje nem isso é mais, faltam seis meses pra eleição e ainda tem Copa do Mundo, até lá ninguem nem lembra mais do Bezerro Novo...
ResponderExcluirSerá que o Taíde ainda vai pedir voto pro tar de Narcio, depois da puxada de tapete lá na Ponte da Entregação? Ah! Tem o empreguinho lá no DER, né?
ResponderExcluirO Alexandre Maia atrelado ao Wellington Cabeludo Salgado!!! Que dupla hein? Tambem quem tem Zé Sarney, Renan Calheiros, Romero Jucá no time até que se merecem...
ResponderExcluirQue isso ô meu a campanha de 2010 no Sudoesti tá só começando e o chumbo já grosso assim? Tô fora!!!
ResponderExcluirUai! De ondi saiu esse Aracely? Êle é mais um Pai no PAC? Só se êli caso com a Dilma
ResponderExcluiro renato só é vereador por causa de seu pai o chibiu,ele já morreu e agora alguem falou com o renato que ele deveria se candidatar, se ele nada faz na camara municipal, na camara federal é que ele nada fará, ele só quer levar vantagem em cima os eleitores da região. ele necessitade 100 mil votos, só carlos melles tem isso de votos.
ResponderExcluirRenato desente desta aventura besta.
o tal do wagner tá crecendo muito com o seu jornalzinho, ele terá alguma chance se a policia e o seu partido lhe apoiarem, agora o renato andadre não tem chance necessitade de 90 mil votos e wagner 45 mil votos(esse é o nosso voto útil), devemos pensar nisso.
ResponderExcluirTá sim, crescendo feito rabo de cavalo! Isto é prá baixo!!! E outra a polícia quer distância dele, êle é ex ex ex...meu filho!
ResponderExcluirMe conta uma coisa: O CISMIP tá fechando as portas e o que se vai fazer com o SAMU? Isso é brincadeira de mau gosto, né não?
ResponderExcluirCarlim, não abia que você era tão puxa saco do alexandre, agora é seguidor do blog dele?
ResponderExcluirQue gracinha!
É meu caro...cada um tem um jeito de ser...eu, acertando ou errando, tenho atitudes e assumo o que penso...ah com um detalhe, abro espaço até para quem não tem coragem de assumir fazer suas critícas, inclusive as vazias, sem sentido, como essa feita pelo(a) senhor(a).
ResponderExcluirO Blog do Wagner Caldeira vem dizendo que o Proprio faz isso, faz aquilo, defende isso, defende aquilo...Para com isso sô!!! Vc não defende nem vc mesmo, cumé que vai querer defender os outros? Mi engana que eu goooosto!!!
ResponderExcluirô babaca! eu sei me defender muito bem, ocorre que sou atacado por pessoas sem moral e identidade, assim não tenho como me defender.
ResponderExcluirJá defendi muita gente em nossa cidade, já trabalhei muito por Passos.
Já defendi muitas prostitutas que se vendiam na 3 de maio e pela sua covardia em me atacar anomimamente,você deve ser filho de uma delas, assim devo ter até já ter defendido sua mãe que por certo morava naqueles lupanares!
Por favor não mexe com quem esta quieto, a não ser que queira se identificar, comigo o buraco é mais embaixo!Otario!
Carlos Alberto,acaba com esse negócio de anonimos darem palpite em seu blog.
ResponderExcluirIsso só serve para que pessoas sem um minimo de carater ficar falando mal de qualquer um!
Já que você esta censurando os comentários, entendo ser você responsavel pela publicação destas canalhices!