quarta-feira, 21 de abril de 2010

De Estrela e ruídos

Antes tarde do que nunca. É assim que começo este texto, porque considero importante tratar de um assunto que pode ter repercussões políticas nas eleições municipais de 2012. Tata-se da votação das contas do exercício de 1996, quando também era prefeito o atual, José Hernani. Mesmo que muitos digam que Hernani possa não concorrer o raciocínio por hipótese não prevalece na política.
Esta história se arrasta por 14 anos. E pelo que acompanhei do resultado da votação pode dar pano para manga por outra quantidade de anos.

O vereador Edmilson Amparado e Luis Carlos Souto Junior, o Dentinho, se movimentaram, cada um para fazer prevalecer sua tese.

Edmilson, que atua como líder do prefeito, embora não o seja, garante, baseando-se no artigo 190, §3º (Aprovado o projeto, a Mesa da Câmara o promulgará e encaminhará cópia da Resolução ao Tribunal de Contas do Estado e ao Prefeito Municipal). Para ele, o que os pares votaram foi o parecer da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, que era pela aprovação das contas com ressalvas, de autoria do relator Jeferson Faria e assinado por todos os outros membros CFFO (Dentinho e Marquinho Salutti).


E era disso que o Tribunal de Contas teria que ser informado e também José Hernani. A oposição não pensa assim e diz que a situação não teve musculatura para rejeitar o parecer do TCE, que é pela rejeição. Nesse caso são necessários 2/3 dos votos dos vereadores, ou seja oito votos.


O resultado, como já amplamente divulgado, foi de 07 pela aprovação das contas (ou seria rejeição do parecer do TCE), 03 contra a aprovação (ou três favoráveis ao parecer do Tribunal de Contas) e uma abstenção (voto em Branco).


Para a oposição o que deve prevalecer é o que diz o artigo 57, §3º (Somente por decisão de dois terços (2/3) dos membros da Câmara Municipal deixará de prevalecer o parecer emitido pelo Tribunal de Contas do Estado ou órgão estadual incumbido dessa missão).

O imbróglio esta criado e a discussão sobre as contas de Hernani de 1996 voltará ser tratada nas barras dos tribunais. E nem adianta dizer que o que se votou foi o parecer do TCE e, portanto , as contas foram rejeitadas. E também de nada valerá dizer que elas estão arquivadas, porque nada impede que sejam desarquivadas.

Mas parece que o exercício do poder faz com que algumas pessoas percam a noção da humildade e do trato civilizado entre as partes, sem falar que alguns esquecem mesmo é do passado desde que tenham a chance de colocar no peito uma insígnia de pouco valor, como parece ter acontecido com Alexandre Dentista que de defensor da ética e da igualdade racial passou a ocupar um cargo de confiança, onde embolsa todos os meses, como pagamento pelos “serviços prestados à população”, algo em torno de R$3.600,00. Até hoje não se tem notícia de uma ação efetiva sua. Pelo menos nada chegou a nós.

Pois bem, é um indicado dele, o advogado Telmo Aristides, que ocupa a função de Procurador do Município, que anda, como denunciou Jefinho da Tribuna da Câmara, tripudiando os vereadores com respostas agressivas, irônicas e tentando dizer que os vereadores conhecem pouco do metier jurídico. É um erro dele, que respinga em Hernani. Mas há coisas que só consegue enxergar atrás dos montes vê e para isso é preciso, não óculos, mas habilidade e quem vem da escola de Alexandre Dentista de certo dificilmente a terá.

A estrela do título é da Botafogo. Uma estrela que brilhou nos céus do Rio de Janeiro e que iluminou de alegrias pelo menos dois botafoguenses aqui na ardeia: eu e José Carlos Kallas, um desses irmãos que a vida nos oferta assim de graça e que dinheiro do mundo paga o valor de uma amizade assim. Mas de certo o brilho da estrela solitária brilha intensa de uma galera que tem no mais bonito símbolo do futebol brasileiro, a estrela, que nunca apaga em coração botafoguense.

Um comentário:

  1. Fica esperto Dr. Hernani, some com esse tal de Alexandre Dentista da prefeitura, o dinheiro é do povo de Passos e o Sr. foi eleito também para cuidar bem do nosso dinheiro, ele é quase um fantasma e incompetente, manda esse cara embora urgente ou corre o risco de manchar a sua imagem, depois não adianta chorar, ja lhe disse isso pessoalmente.

    ResponderExcluir