terça-feira, 30 de março de 2010

BR 146, MG-050, SAMU, Tucanos e Acreditação

A Câmara Municipal de Passos teve ontem uma reunião rápida. Foi mesmo uma daquelas para assinar ponto. Estavam todos se preparando para ir a uma reunião no Passos Clube, quando seria comemorado o fato da Santa Casa de Misericórdia de Passos ser acreditada no nível 2, um patamar acima do nível 1. A acreditação é uma forma de avaliar os serviços que hospitais prestam aos usuários. No Brasil são poucos os hospitais que buscam se inserir nesse sistema. A Santa Casa de Passos é a primeira do Brasil que recebeu a acreditação de nível 1 e agora recebe o de nível 02.

A participação dos vereadores, daqueles que foram (Tia Cenira, Nivaldo Chaparral, Dentinho, Zetinho, Marquinho Salutti e Renato Andrade), era necessária, como forma de demonstrar o apreço da população pela busca de qualificação do maior hospital de Passos e região.

Mas ontem os vereadores foram surpreendidos pela informação, dada pelo prefeito José Hernani em articulação com o deputado federal Odair Cunha, de que a BR-146 fora incluída no PAC 2. Acontece que no final de semana a Câmara mobilizou prefeitos, vereadores e deputados para discutir exatamente isso.

Para Nivaldo Chaparral a inclusão das obra no PAC 2 aconteceu em razão da pressão dos legisladores e da região. No fim, é assim mesmo que acontece. Uns pressionam, outros agem e se a obra sair mesmo, quem ganha é a região. Acho que está passando da hora de nossas lideranças amadurecerem e pensar que unidas poderiam fazer muito mais por Passos e região.

Renato Andrade disse que os vereadores conseguiram, da mesma forma, acelerar o organograma da MG-050. E Dentinho anunciou que o secretário Danilo de Castro anunciou obras da MG-050 para a região de Passos.

E o SAMU vem mesmo. Há os que torcem para que ele saia antes da eleição. Outros querem ele só seja viabilizado depois, para não gerar benefício para a candidatura possível de Alexandre Maia a deputado estadual. Olha a cabecinha dos nossos políticos de novo.

O secretário de saúde em conversa com este jornalista, disse que será necessária a formação de um consórcio próprio e que vai brigar para que mais cidades adiram ao programa, Hoje já são 24, das 17 iniciais. Ele argumenta que quanto mais cidades aderirem mais baixo fica o custo para as prefeituras.

O risinho solto de políticos de oposição presente á prosa não esconde um fato, mesmo que haja divergências entre os que hoje brigam para que o SAMU seja realidade em Passos, que é o que aponta Alexandre Maia como alguém que primeiro pelejou para que o sistema fosse implantado por aqui.

Os que tentarem explorar a demora terão que ouvir que o SAMU já esteve por aqui e foi devolvido pelo ex-prefeito Ataíde Vilela, num erro político crasso, muito ligado a um velho ditado: “quem pariu Mateus que o embale”. Ataíde aceitou o jogo, mas não conseguiu sustentá-lo. Ou seja não conseguiu embalar Mateus.

Aliás Dr Cleiton está entusiasmado com a implantação do protocolo de Manchete, um método que estabelece critérios de prioridade no atendimento nas UPA’s. Ou seja todos podem bater a porta do Pronto Socorro, mas serão atendidos de imediato quem esteja precisando ser atendido de imediato. Os outros poderão esperar muito ou serem triados para equipamentos de atendimento à saúde.

É o caminho. Mas é preciso ter médicos prontos para fazer isso. E este é o nó, reconhece o secretário de saúde. Eles sempre são em número insuficiente e pelo espírito corporativista agem em todo instante na defesa de seus interesses econômicos. Há até a história da operação de varizes, inclusa nas cirurgias eletivas, para o que não se consegue cirurgião. Sabem por que? Os que ai estão querem ganhar mais que a tabela aceita pela maioria dos seus pares.

E para finalizar, já que a prosa se estende, Ataíde Vilela vai ser o presidente do PSDB em Passos, derrotando Fábio Kallas, que mesmo assim vai manter seus apaniguados na executiva. Menos mal. Apenas um reparo: Dentinho estava preparado para assumir, mas Ataíde se “prontificou” a ser o presidente, aí o vereador fez bem em guardar a viola no saco,

12 comentários:

  1. Negócio seguinte essa história de BR 146 no PAC deve ser conversa mole pra boi dormir, pois, quanto em percentual do PAC I aconteceu até hoje? Em ano eleitoral tudo acontece, né mesmo? Voces acreditam em Papai Noel? E no Odair Cunha? Ah! Bom!!!

    ResponderExcluir
  2. O Dr Creito tá no SAMU´? É mais fácil nascer dente na galinha doque esse tal de SAMU acontecer!!! Deixa passar a eleição para que vejam os fatos de fato!!!

    ResponderExcluir
  3. Vi e ouvi que o Taíde ficou de Presidente do PSDB Passense e o Fabão Kallas de coordenador político. Assim dizem que o ninho de tucanos tbem continua cheio de escamas das traíras presentes!!! A coisa tá mais rachada doque aquilo..com a palavra o Narcio e o Domingos Savio!!! Intendeu...

    ResponderExcluir
  4. O Taíde se prontificou ou exigiu? Eles tavam querendo fazer com ele no PSDB o mesmo que fizeram lá na ponte, ou seja FRITAR bem FRITINHO!!! KKKKK...

    ResponderExcluir
  5. Segundo Celso Ming(Estadão de hoje) só a area de Petroleo, gas e energia vai comer o PAC 2. Dilma vai ter que inventar R$ 1,6 trilhão para o PAC 2, que é 150% a mais que o PAC 1 ! Portanto seu Odair Cunha vá contar lorota lá em Boa Esperança à respeito de BR 146!!!

    ResponderExcluir
  6. Levando-se em conta o tempo que o trecho Passos-Guaxupé, da estrada BR-146 está nesta pendenga de faz-não-faz, realmente é duvidosa a notícia de inserção no recente PAC-2. Em ano eleitoral muita gente fala além da conta, como todos sabem, isso é notório. Agora, se a promessa tivesse partido de nosso batalhador Governador, eu já estaria comemorando. Tradicionalmente temos que ver para crer.

    ResponderExcluir
  7. Renato Andrade não passa de um desavergonhado, esta falando sobre a MG 050, ele e os politicos de Passos nunca se importaram com esta rodovia e agora é palanque eleitoral deste vereador de meia tijela, pé de chinelo, mala, mentiroso, se preguisa matasse, esse renato tava morto!

    ResponderExcluir
  8. Nossa como os politicos de Passos, sao safados,comemorar o que ?

    BR-146, prefiro acreditar em coelhinho da pascoa.
    MG 050, os vereadores se achando ne ???? Sera que nao leram os jornais aqui so vai ter 3ª faixa... O besta cara de tacho do renato andrade (obs, quem sera os bestas que votam nesse cara hem ???) ta se achando poderoso, mais a principal obra dessa merda de rodovia pedageada, esburacada, esfarelada,(o asfaldo que usam para fazer remendos nela parece feito de farofa) para Passos seria o trevo da arlindo figueiredo que nao sera feito, entao comemorar o que, vereadores,desocupados de Passos ????

    Podem espernear gritar ... ir chorar la em BH porque segundo a Nascentes das Gerais esse trevo so em 2014.........................

    ResponderExcluir
  9. O tal de Renato Andrade tá apanhando mais doque vaca na horta, né mes? Tadinho dele o bichinho parece bizerro novo!!! Ainda mais agora com assessoria do Aloisio da Tia Cenira, né? Pois o Aloisio taca até pedra na lua...

    ResponderExcluir
  10. Por que não põe o Fabão Kallas pra apaziguar tudo isso? Aí ele já chega chutando o pau da barraca e servindo traíra pra todo mundo, quem sabe dá certo já que tá tudo virando uma meleca mesmo!

    ResponderExcluir
  11. É mesmo o Fabão Kallas serve traíra mesmo, ainda mais se for bem fritinha, assim como ele fez com o Taíde lá na inauguração da ponte, né mes?

    ResponderExcluir
  12. Conversa mole pra boi dormir né seus ptários...!!!... e agora, o que dizem...???

    ResponderExcluir