terça-feira, 23 de março de 2010

Dados nas mãos

A Empop, empresa que tem a nossa direção e que há 16 anos tem realizado pesquisa em Passos e na região, sempre com alto grau de acerto e precisão. A diferença final, sempre é muito pequena para o que as urnas apontam. Essa credibilidade conquistada é a melhor referência para os dados que a pesquisa divulgada pelas ondas da Rádio Globo, com exclusividade, no dia de hoje, (23/03), traça do cenário eleitoral, ainda incipiente em Passos.

A Empop realiza a pesquisa como ponto de partida para mostrar ao eleitor como andam as posições dos possíveis candidatos e para que a reflexão seja feita a partir do eleitorado e não das elites políticas, estas têm muitos problemas entre si para resolverem antes de pensar no eleitor.

Se quiserem fazer uma ilação do que falo, recordem as eleições passadas que não deveriam influenciar, mas vão. Naquela o prefeito José Hernani fez de tudo para se viabilizar, mas o contexto lhe foi desfavorável. Há quem diga que por esta razão ele não teria um grau satisfatório de afinidade com o pré candidato a deputado estadual de seu partido, Alexandre Maia.

Nada aponta para isto de concreto, mas as comadres falam.

Agora o que é preciso analisar é que Alexandre Maia sai na frente e é obrigação que seus partidários trabalhem para o sucesso de sua possível candidatura, mesmo porque há mais interesses envolvendo esta história do que a simples decisão de apoiar ou não o nome de Maia.

No caso de Tuta, a situação tem outras nuances. Ele é o ungido de Ataíde. Ou era. Ou será um ungido meia sola. A necessidade de Ataíde apoiar Nárcio Rodrigues melou a articulação com Domingos Sávio e quem conhece Tuta sabe que ele não vai deixar Sávio falando sozinho.

O problema é que a forma do grupo de Ataíde fazer política coloca em risco a viabilidade da candidatura de Tuta. Deixam antever fissuras que evoluem para fraturas expostas. O cuidado que o PR deve ter é preserva-lo, porque os aliados de hoje, se conseguem ter nomes fortes, são os competidores de amanhã.

Dentro da análise dos candidatos da terra, Cássio Soares mostra-se com uma densidade, insuficiente para dizer que está na disputa para valer, mas não deixa de ter significado se o prisma olhado for o daquele em que se vê um candidato novo, sem presença cotidiana no eleitorado.

Ele pode surpreender, principalmente se Tuta e Alexandre partirem para um confronto. Por outro lado, os dados iniciais podem abrir o caminho para que os dois ponteiros abram caminhos, articulem alianças fora de Passos. Quem for o mais competente nesse quesito e souber convencer o eleitorado que tem mais força regional, leva o voto útil do município e desencadeia um processo radial de soma de mais e mais votos.

Não é difícil para Passos e região ver acontecer algo agora impensável: dois deputados estaduais eleitos. Se as campanhas forem focadas no interesse do eleitor e não da elite partidária é uma tese próxima de ser comprovada.

7 comentários:

  1. E o ungido do Narcio Rodrigues era o Fabão Kallas? Quer dizer que o Taide atropelou e êle já foi pro saco? Fim de traíra é esse mesmo, tem mais é que se ferrar!!! Também com o Dacio, Darlan,Selma, Ezinho, Mane...Quer ir onde? Até que foi muito longe, né mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o Alexandre Maia falar em seu blog que foi dirigente da Ex-CASMIL e da LEITE NILZA é dar tiro no pé! Concorda? Pode dizer que foi coveiro das duas, isto sim! Tô mentino? Vide os autos!!!

    ResponderExcluir
  3. Diga pro Erick Silveira que é pra êle chupar laranja do MST quando a CUTRALE fechar suas portas, OK? Pra vender moveis prá DUBAI que tá quebrando e que quem investiu por lá já tem seu imovel desvalorizado em mais de 70%, além do mais é fácil exportar, né? Êle vai garantir a remessa de móveis? Está escutando o galo cantar e não sabe aonde!!! E o Sr.Ricardo Andrade tbem precisa saber que madeira de demolição não é facil certificar, não! Não basta ser de demolição, a coisa é bem mais complicada, viu?

    ResponderExcluir
  4. O Alexandre Maia pode ter sido "afundador" da Leite Nilza!!!

    ResponderExcluir
  5. Carlim, sua pesquisa é vergonhosa!
    Pelo amor de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Prezado anônimo (o aí de cima, que faz critíca a pesquisa), para a sua informação nossa empresa trabalha com pesquisa há 16 anos. Nesse tempo todo os resultados têm sempre batido com os da urna. Não tenho me envergonhado do que faço, por isso meu nome está embaixo do trabalho realizado. Ao contrário do senhor ou da senhora, que nem mesmo o nome assina. Abs

    ResponderExcluir
  7. E agora...ouvi falar que estão querendo ressuscitar o cadaver da finada CASMIL? Iiihhh...vai sobrar pro Lele Maia de novo?

    ResponderExcluir