quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Vai chegar

Daqui a pouco, por volta das 10 horas de hoje (10/12/09), chega no Posto Roda Branca e de lá será conduzido para a Santa Casa de Passos, o equipamento essencial para o funcionamento do Hospital Regional do Câncer.

Sem dúvida, esta é a maior conquista que a cidade e a região conseguiram nos últimos tempos. Momento importante para lembrar os passos que foram dados até chegar a este momento.

Tudo começou com a luta do GAPOP, instalado numa casa pequena, próxima ao hospital, que tinha como projeto instalar a quimioterapia.

A intenção era acabar com o sofrimento de doentes oncológicos, obrigados a se deslocarem mais de 300, 400 quilômetros para fazer tratamento. Um sofrimento a mais para quem já sofria tanto.

Dado este passo, instalada a quimioterapia, outro foi iniciado.

Era chegada a hora de brigar pela radioterapia, que autorizada poderia permitir a Santa Casa de Passos se credenciar para ter o Hospital do Câncer.

Os pontos positivos começaram a surgir. O primeiro, trabalhado por Alexandre Maia, enquanto deputado federal, foi a autorização para que a cidade pudesse ter seu Hospital Regional do Câncer.

Em março de 2006, a boa notícia dada era de que estavam garantidos R$2,7 milhões, que, no decorrer dos dias, acabaram se transformando em R$3,3 milhões.

E as obras se iniciaram, culminando com a data da inauguração sendo marcada para os dias 17, 18 e 19 deste.

Hoje, chega o equipamento. Encerra-se assim um ciclo de mobilização da região. Agora chegou a vez da Santa Casa pôr para funcionar o HRC, sobreviver no exercício de seu mister de atender pacientes e caminhar por conta própria, porque a comunidade já fez sua parte e é claro que toda vez que for precisa ampliar, buscar novos e mais modernos equipamentos, ela estará disponível para dar sua contribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário