quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Acéfala

A Secretaria de Indústria e Comércio de Passos continua acéfala desde a saída de Renatinho Ourives. As especulações são muitas. Alguns acreditam que o prefeito José Hernani da Silveira está trabalhando a idéia de levar para o cargo de secretário alguém ligado ao comércio e indústria. Outros imaginam que as articulações estão sendo feitas para levar à secretaria o representante de um grupo político hoje aliado à oposição.

A lógica política aponta para este caminho, que é negado por todos os envolvidos, como é praxe nestas ocasiões, mas se da “cartola” sair algum expoente do lado contrário não será surpresa para quem conhece o meio político.

José Hernani tem conseguido passar na Câmara de Vereadores projetos importantes, quase todos os que interessavam à gestão municipal. Mas tem sofrido reveses como quando aconteceu a derrubada de vetos a LDO e a REFIS.

Além disso, contar com a minoria funciona como uma guilhotina que precisa sempre ser mantida suspensa. Custa caro em termos de articulação política, porque tudo precisa ser tratado pontualmente e isso é um sério entrave a projetos políticos.

Por isso, se Hernani estiver buscando mesmo saída por este lado, vai ocorrer o que é comum nesses casos. O próprio Ataíde Vilela usou desse expediente, com a diferença que a saída na época foi provocada por um grupo que instrumentalizou postos chaves que ocupavam na Câmara para atingir os objetivos de vir a ter mão de mando no poder executivo, o que conseguiram.

Há os que dizem que a decisão do prefeito Ataíde Vilela lhe custou muito caro, mas é importante ressaltar que se este caminho não tivesse sido trilhado com certeza o ex-prefeito não teria chegado ao fim de seu mandato, tendo em vista, como todos podem recordar, o processo de cassação do então prefeito ia de vento em pôpa naquela hora.

Não é o caso de Hernani, mesmo porque a atual Câmara é menos hostil e não tem a mesma postura que a anterior, mas de pedra em pedra colocada no meio do caminho do atual prefeito, pode ser que uma hora dessas ele leve um tropeção e, por certo, isto é do conhecimento de sua assessoria política, que tem mesma a obrigação de evitar que tais tropeços possam acontecer.

Mas, por enquanto, são especulações, que carecem de confirmação.

Um comentário:

  1. ACÉFALA está agora com 2 antas se achando, também com um prefeito acéfalo não poderiamos esperar muito mesmo. E a amante do prefeito tá em qual cargo? A do filho dele todo mundo já sabe que tá na câmara. Vão criar vergonha quando? Ju Sincera.

    ResponderExcluir