Dois anos de ação política parece que estão sendo suficientes para criar o cenário em que ocorrerá o pleito do próximo ano. Pesquisa feita pela Empop, que serviu de base para alavancar candidaturas a deputado – a quem quis seguir o que foi prospectado – trazia a leitura que o eleitor fazia das suas intenções para a eleição de 2010. Era o uniforme - a vestimenta - proposto para que os candidatos pudessem se apresentar ao público alvo.
Dois candidatos tiveram o privilégio de ler e avaliar esta pesquisa. Lá estava registrado o pouco caso que o eleitor tem com os partidos políticos- o PMDB é o partido em Passos que ainda tem algum peso. Lá também está o que o eleitor esperava de candidatos a deputado, em qualquer esfera, estadual ou federal. Honestidade, dinamismo e capacidade de trabalhar, este é o resumo,
Da administração municipal aguardava ações efetivas na área de saúde e a comparação entre Hernani e Ataíde, destacava em Hernani a honestidade, seu granda aval como homem público e em Ataíde, o dinamismo.
No que diz respeito às candidaturas a deputado Renato Andrade – o único que teve a pesquisa em mãos – vestiu o figurino e Cássio Soares, também. Nos outros casos, Alexandre Maia – com quem trabalhei – procurou se colocar no perfil, mas não foi feliz na tentativa e Tuta, ao fazer uma campanha municipalizada com foco na precariedade que a populaççao entende estar a saúde, foi bem, mas não o suficiente para sair eleito.
São as nuances que sinalizam para onde vai o pleito municipal.
O recado é este: o eleitor quer alguém honesto, dinâmico, trabalhador e preocupado com a saúde. No que diz respeito ao emprego, a cidade tem a média de desemprego maior que a do Brasil (em torno de 10%), mas não é avassaladora como já o foi por aqui a uma década atrás.
A situação tem Hernani e outros nomes que podem se colocar no pleito. Mas se não melhorar a sua capacidade de operação política está entregando a palha com a rapadura antes da hora. Nem é preciso dizer da área da saúde, que não melhora e quando se implanta algo que pode ajudar nesse rumo, a falta de infraestrutura pode pôr a perder a iniciativa, caso da implantação do protocolo de Manchete, que tem o digno propósito de dar atendimento prioritário para quem realmente precisa dele.
Fora isso Henani não demonstra nenhuma disposição de ocupar a posição que lhe cabe neste microcosmo do cenário macro: ser o prefeito secretário de saúde. Some-se isto uma CPI que apontou possíveis irregularidades feitas pela diretora de saúde Tânia Garcia na falsificação de assinaturas em recibos destinado a pagamentos de pessoal que particpava de campanha de combates a dengue, campanhas ditas como realizadas e que não ocorreram, envolvendo, além de Tânia outros servidores de confiança que deveriam pela envergadura do cargo agir para proteger o erário público e não o fizeram. Mas ainda é tempo. Diante da apuração da CPI- até para desmentí-la - é necessário que se instale o competente processo administrativo e, por consequência, uma sindicância apure os fatos. E aí, como disse o próprio Heranni “doa em que doer”, tome-se as medidas necessárrias. Em jogo, nada menos nada mais, que o patrimônio que o eleitorado aponta como sendo o maior que o atual prefeito tem a seu favor: a honestidade.
Do outro lado, flutuando em céu de brigadeiro, está Ataíde Vilela, que vem colhendo o fruto de uma administração que não consegue comunicar com eficiência seus feitos e que não atua de forma a reverter um quadro tido como precário na saúde. Além do que os processos propostos contra o ex-prefeito, que buscavam manchar sua reputação, começam a ruir, incluindo um em que o promotor Paulo Márcio é obrigado a pagar a ele indenização e outro em que a Folha da Manhã se vê na mesma enrascada. Estão vestindo em Ataíde, seus mais ferrenhos adversários, a roupa de honesto (que lhe faltou no pleito passado) e colocam por cima o manto do perseguido, a vítima que sabia trabalhar em prol da coletividade e que, na sua época, fazia da cidade um canteiro de obras.
Mas este cenário é parcial. Ainda deve completá-lo Renato Andrade, que pode mesmo ser vice numa chapa com Taquinho, embora o canto da sereia sinalize que ele pode ser o cabeça de chapa, mas quem o conhece sabe que Renato Andrade não é de romper palavra dada e se assumir a cadeira de deputado federal, como parece que a sorte esta lhe sorrindo, ai fica consolidada a proposta de candidatura de Taquinho a prefeito. O vice pode ser Nelson Maia e que ninguém se assuste com isso, porque é uma possibilidade real, o que pode arrastar para a candidatura de José Eustáquio do Nascimento o apoio de Cássio Soares.
Isto seria um revés para a candidatura de Fánio Kallas, outro que se especula que pretende ser candidato a prefeito. A maior bandeira dele deve ser a estadualzação da FESP, algo com que, pelos sinais de fumaça que temos, nunca foi algo seriamente almejado por ele, mas, claro, se for útil para uma candidatura a prefeito será abraçada com satisfação.
Taquinho é o nome, entre os que se colocam agora no páreo, com mais possibilidades de se encaixar no perfil que o eleitorado deseja: honesto, dinâmico e trabalhador. Seu nome tem repercussão popular, já que foi dirigente do Esportivo em uma época de glórias. Para Fábio falta este apelo. É eletista, tem índole autoritária e viés pouco popular.
2011 será o ano da montagem efetiva do cenário para 2012. Agora, ao finalizar 2010, apenas se prepara a montagem deste cenário, mas já dá para antever quão aguerrida será a disputa para a prefeitura no ano de 2012.
O QUE LEVOU PAULINHO A VOTAR JUNTO COM A MAIORIA? CAIU A FICHA E ELE DEIXOU DE SER SOMBRA DO EDMILSON? RESOLVEU A TER POSTURA/COMPOSTURA DE VEREADOR? FICOU COM RECEIO DOS COMENTÁRIOS? SE IA VOTAR COM A MAIORIA POR QUE ASSINOU O VOTO SEPARADO DO EDMILSON? AGORA É TARDE DEMAIS A MUDANÇA DE VOTO DELE NA ÚLTIMA HORA PEGOU MUITO MAL...
ResponderExcluirE A GANG QUE SE DIZIA TRANSPARENTE TORNOU A SER DESMASCARDA HOJE, RSRSRSRS... NÃO DEIXEM DE LER A QUINTA COLUNA NA FOLHA DA MANNHÃ DE HOJE 29/12.
ResponderExcluirFabio Kallas candidato a Prefeito de Passos? Cê tá loco? O cara chegou onde chegou por ironia do destino,concorda mano? Ele só vem traindo, traindo... e agora traiu até o Narcio que segurou a maior barra dele durante muito tempo! Tá na hora do Narcio pregar a pêra nele já que na última eleição ele trabalhou abertamente para o Aelton e Cassio!!!
ResponderExcluirUai, o Paulinho Vereador traiu sua turma? Ah!Já sei, êle é cria da turma do Fabio Kallas...a turma especializada em trairagem, mudar de lado, sartá fora etc e tal!Faiz parte do grupo esse comportamento, né mesmo Paulinho?
ResponderExcluirMEU NOME É SANDRA AGORA VIVO EM BATATAIS MAIS VEJO A CIDADE DE PASSOS SEMPRE RECOMEÇANDO PARECE QUE TEM VARIOS BLOCOS SE DIVIDIRAM BLOCO DO FABÃO,DOS TRAIRAS,DOS QUE FICAM EM CIMA DO MURO,DOS QUE FICAMA TÉ 6 MESES DO MANDANTO DEPOIS MUDA PARA MANTER,DOS QUE BRIGA ANTES DAS ELEIÇÕES,DOS QUE MUDAM DE PARTIDOS, BLOCO DO ATAIDE,DO PMDM É SÓ AGORA ATÉ 2012 ESTÁ ENTERRADO,AGORA DO TAQUINHO ASSIM VAI É UMA PENA
ResponderExcluirFábio só por ser "pimenta" já está descartado. Acredito que o povo esteja cansado de ver prefeito arrogante e de cara feia, ainda mais quando gostam de ser infiéis...
ResponderExcluirgente a coisa é assim você ja imaginou ou sonhando se os fatos apurados em outra epoca seria como no jornalão tinha que ter primeira pagina e agora onde está a materia
ResponderExcluirPois é!!! Que antes era destaque na imprensa hoje virou notinha de cantinho escondidinho, rsrsrsrs
ResponderExcluirTEM MAIS UM ASSESSOR DO PREFEITO FAZENDO UM CRUZEIRO DE ALGUMAS SEMANAS E ESTÁ ACOMPANHADO DE UM DONO DE JORNALÃO E DAS RESPECTIVAS DAMAS, RSRSRSRS. QUEM FICOU PARA DAR O NOTÍCIA??? ÊTA PREFEITURA QUE RENDE VIAGENS! SERÁ QUE ESTE POVO JÁ PODE TIRAR FÉRIAS? ESTA É MESMO A ADMINISTRAÇÃO DOS CARROS ZERO KM E DAS VIAGENS, DA DENGUE, DA SUJEIRA DA RUAS, DA FALTA DE MÉDICOS, ETC.
ResponderExcluire papai do céu não gosto disso anonimo medrosos de atacar meu comercio você ja viu nê tenho atividade e eles são perseguidores.
ResponderExcluirMeu Deus!!! Que notícia triste para iniciar o ano! Menor foi espancado até a morte por seguranças de um clube da cidade. Cadê a segurança? Cadê as autoridades? A empresa que costuma fazer "segurança" nas festas daqui não tem registro, não tem preparo, funciona clandestinamente. Como os organizadores destas festas ainda contrata estes animais? Não é o primeiro caso de espancamento que acontece por parte de quem deveria dar segurança. Estamos no fim do mundo??? Ninguém reage!!! A responsabilidade será de quem??? E a mãe deste adolescente? Quem vai tirar a dor dela? Um retrovisor quebrado não pode justificar uma morte. Cadê as autoridades??? Cadê os responsáveis???
ResponderExcluirDeveriam prender os "seguranças" assassinos, os responsáveis pela empresa de "segurança", os responsáveis pela festa e pela contratação da empresa irregular de "segurança" e ainda as autoridades que tem conhecimento sobre outros espancamentos cometidos por estes montros e nada fizeram. Não é o primeiro caso de espancamento cometido por esta turma, basta procurar nos arquivos quantos BOs já existem. Agora a mataram! Será que os responsáveis e os omissos estão satisfeitos? Quantos eles ainda poderão matar? Chega de impunidade!!! Chega de massacre!!! Chega de impunidade!!!
ResponderExcluir