Na segunda-feira, dia 6 passado, a Empop – Pesquisa de Opinião e Publicidade realizou a oitava edição do Empresas 10!. A idéia de realizar uma pesquisa que destacasse as empresas da cidade foi colocada em prática em 2003 pela primeira vez. Naquela ocasião, o jornalista Carlos Parreira e Clébio Hipólito, o Cléber da Folha, se uniram ao projeto. A intenção era premiar, com base na pesquisa da Empop, quem de fato estivesse em primeiro lugar.
Em pelo menos mais duas edições, se não me falha a memória, contei com a participação excelente de Cleber da Folha, um amigo até os dias de hoje. Já Parreira não participou da segunda edição em diante.
O diretor da Folha da Manhã objetivava barrar o que até hoje, a julgar pelo que publica no seu diário, considera errado que outras empresas fazem, ao “venderem certificados”. Até aí há uma coincidência de pensamento. É assim que penso também. Por isso até hoje quem é escolhido pela população como o Primeiro na Memória do Consumidor recebe o certificado do ano em sua mesa participando ou não da solenidade de entrega que acontece todos os anos,em jantar dançante, com coquetel e o certificado na moldura.
Todos os anos, de uns tempos para cá, quando me proponho a realizar o evento me sinto como se tentassem jogar no balaio dos “picaretas”, “vendedores de diplomas” e outros quetais. Um colunista, talvez frustrado pelo seu fraco desempenho eleitoral, pífio mesmo, completa as notas dos informes, tentando desqualificar um trabalho feito com seriedade e respeito aos que são mencionados na pesquisa estejam em primeiro lugar ou não.
Este ano, a ação veio de outro pólo. Resolveram realizar uma pesquisa aos moldes da que fazemos. Fizeram no primeiro semestre do ano – ao contrário da que a Empop fez, que foi agora na 2ª quinzena de outubro – e tinha a intenção – pelo que se ouviu – entregar o prêmio em janeiro de 2011. Repentinamente mudaram de idéia e marcaram a data do evento deles (Folha da Manhã, FESP e ACIP) para o mesmo dia do Empresas 10! Dia 06 de dezembro deste ano.
Algumas pessoas estranharam a coincidência.
Eu não estranhei nada, já que acho que é direito das pessoas tentarem ganhar a vida da forma que acharem melhor, desde que honestamente.
Mas algumas perguntas precisam ser feitas. Mesmo que ninguém lhe dê as respostas.
Qual a razão de uma instituição de ensino superior trabalhar uma pesquisa do tipo dessa? Estágio dos alunos do curso de administração? Será que a FESP foi uma das parceiras no pagamento do coquetel oferecido aos empresários que foram lá receber o prêmio? Em que este coquetel tem de serventia para os alunos da instituição? Se a pesquisa pode ter uma justificativa acadêmica, que valia cientifíca tem um coquetel que, se contou mesmo com a participação fincanceira da FESP, para os alunos, a não ser o de aumentar o custo dos cursos?
Perguntas não muito diferentes podem ser feitas a ACIP- Associação Comercial e Industrial de Passos. Se a ACIP for outra parceira que bancou o evento, que beneficio isto traz a seus associados? Não teria a ACIP de procurar estimular o comércio e a indústria, propondo formas de crescimento da atividade no lugar de entrar numa área onde empresas poderiam estar atuando gerando emprego e renda? Não é este o caso das empresas que promovem este tipo de atividade? No caso do Empresas 10! só no dia do evento cerca de 25 pessoas estiveram envolvidas na sua realização. A ACIP, através de seu presidente, Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho, não estaria indo na contra mão da função estatutária de fomentar a atividade comercial e industrial na cidade?
No que diz respeito a FESP, já é de velho conhecido de todos como ela é dirigida pelo seu presidente Fábio Kallas. Há quem aprove. Mas há os que não condordam com o método, no mínimo anti-democrático, entre os quais me incluo.
Bem na fita, ao que parece, saiu-se a Folha da Manhã, que tem sido prestigiada por publicidades que vão da meia a página inteira com mensagens publicitária da FESP. Pode ser coincidência, mas que soa esquisito isto soa.
Por outro lado, torço para que o evento deles continue a ser realizado todos os anos, porque o Empresas 10!, enquanto força eu tiver vai acontecer e quero aproveitar para agradecer os 70 empresários e personalidades que aderiram ao evento. Foi por eles que a festa foi feita e foi graças a eles que ela saiu magnífica e intensa de alegria!!!
Obrigado!
A FESP deveria investir mais nos estudantes, na estadualização, no campus... E não em festinhas, em cabides de empregos... Será que os estudantes que pagam sua mensalidades foram convidados para a festa??? A ACIP deveria investir mais nos pequenos comerciantes que sofrem para pagarem os impostos, sofrem para sobreviverem, para manterem as portas abertas... Será que os pequenos comerciantes que também pagam suas mensalidades foram convidados para a festa? A festa foi só para a elite e para certos cabos eleitoreiros?
ResponderExcluirCadê o MP pra verificar a situação da FESPer nesse balaio de gatos? O que é da conta dele não se investiga, não é mesmo? E já vem assim faz tempo...duns 5 anos pra cá!!!Esquisito né? Ou mera coincidencia? Perguntar num ofende né!!! Com a palavra o MP, se é que qdo aperta se fala alguma coisa...
ResponderExcluirSe o Fabão Kallas tá no meio pó saber que sai lambança KKKKKKKKKKK
ResponderExcluirE AQUELE "SUPER SECRETARIO" JÁ CHEGOU DE MAIS UMA DAS SUAS VIAGENS INTERNACIONAIS? ELE VAI OU NÃO VAI ABRIR O PASSAPORTE? RSRSRSRS...
ResponderExcluirOuvi dizer que certa "otoridade" de Passos foi embora, será verdade? Poderá ser o maior presente para a cidade, já vai tarde e muito tarde...Que ele não faça para onde foi, que é bem longe daqui, as lambanças que fez por aqui!!!Não é mesmo Senhor Holofote?
ResponderExcluirNÃO SAIU A UMA POSTAGEM:SOU SANDRA MORO EM BATATAIS AGORA VEJO A CIDADE DE PASSOS EM CONTRA MÃO.SEMPRE RECOMEÇANDO AGORA DIVIDIU EM BLOCO:BLOCO DO FABÃO,BLOCO DO ATAIDE,BLOCO DO TAQUINHO,BLOCO DOS TRAIRAS,BLOCO QUE MUDAM DE PARTIDO ATÉ 6 MESES DA ELEIÇÃO,BLOCO DOS QUE FINGE QUEM VOTAR,BLOCO DOS QUE BRIGAM ANTES DOS 6 MESES,BLOCO DOS QUE DIVIDAM AS FAMILIAS PARA SE DAR BEM EM TODAS AS ELEIÇOES VENDO A CIDADE PARA DE LONGE SINTO O SOFRIMENTO DO POVO
ResponderExcluirGOSTEI CARLOS DA SUA ATITUDE EM REALIZAR O EVENTO PENA QUE A CIDADE TUDO SE COPIA E UMA PESSOA COMO O SENHOR FABIO MARCAR NO MESMO DIA O EVENTO SERÁ QUE ENSINA O QUE AOS ALUNOS
ResponderExcluirSANDRA DA CIDADE DE BATATAIS.