A reunião da Câmara Municipal aconteceu sem muitos sobressaltos na última segunda. Mas dois assuntos foram destaques nos pronunciamentos feitos pelos vereadores no Grande Expediente, que são os quinze minutos que cada tem direito para expor individualmente o que pensam e o que reivindicam para a cidade.
Via de regra é o momento do debate e da apresentação dos contraditórios. A oposição sempre levanta a questão e a situação se defende. Ou pelo menos deveria ser assim. O prefeito tem um líder- o Tuco - quase sempre omisso que, quando usa a tribuna, fala mais de seus interesses do que sobre o tema criticado pelos adversários, como aconteceu recentemente anunciou-se como coordenador da campanha do deputado Aelton Freitas na região , que nem de seu partido é, diga-se de passagem. Ou ele não se inteira do que ocorre ou prefere crer que os críticos têm razão e o seu silêncio demonstra concordância com as falas assacadas contra a administração.
O líder da bancada, Marcos Saluuti, marca a presença, mas em horas cruciais se ausenta, como aconteceu na última reunião, quando a oposição politizou a questão da doação de área para para o Corpo de Bombeiros, insinuando que tal não ocorreu porque havia razões eleitorais para tal. A oposição dedo em riste acusou uma manobra que visava prejudicar o pré-candidato Cássio Soares, autor do pedido da instalação do Batalhão do Corpo de Bombeiros em Passos, sugerindo que esta iniciativa teria partido de Alexandre Maia.
Se não é a postura de Edmilson Amparado, que não esconde sua simpatia por Cássio Soares, o dito pela oposição, na pessoa de Dentinho, teria prevalecido. Foi ele que esclareceu que faltava, entre outras coisas, uma principal: o pedido oficial do Corpo de Bombeiros que deve vir de Belo Horizonte.
Mas a atitude da oposição é normal. Politizam o tema para defender seus interesses e agora o candidato a deputado estadual da maioria, inclusive de todos da situação, que é Cássio Soares, que anda patinando na subida, mas que jura que tem bala na agulha para reverter o quadro, até contratando marqueteiros que já trabalhou para Quércia entre outros.
O SAMU, que já teve por aqui na época de Ataíde Vilela e que ele deixou ir embora por falta de visão política, tanto para ele como de política pública para a cidade e região, está de volta e depende de uma série de iniciativas para que seja instalado, o que inclui uma sede, o que não vai acontecer em curto prazo.
Agora já se sabe, graças a pronunciamento público do próprio secretário Cleiton Piotto, que o SAMU será instalado no antigo prédio do Pronto Socorro e convenhamos é uma distância considerável ter que esperar um pouco para que o serviço seja instalado e deixar que ela tenha indo embora, depois que o prefeito o usou como palanque, desfilando dentro das ambulâncias pelas principais da rua da cidade e todos se lembram que o Ataíde foi o autor dessa proeza.
Mas nem tudo tem justificativa.
O vereador Jeferson Faria denunciou o mal atendimento dado a um pai, que tem uma filha sem o céu da boca e que uma vez por ano tem que ir a um centro especializado para cuidar da menina. Isto se faz usando os recursos do Tratamento Fora de Domicilio. Foi o que o pai da moça foi buscar, mas, segundo o vereador no lugar de um atendimento foi mal tratado pela servidora Cintia Freitas.
Na Câmara nenhum vereador da situação explicou o caso. Nós pessoalmente falamos com Cintia. Ele negou de pronto. Disse que havia pendências de uma viagem feita a Bauru, onde se trata desse tipo de problema, e que o pai não conseguiu comprovar os gastos feitos, mas que isto não a impediu de agendar a visita a Bauru, agendada para levar a criança no dia 14 de junho e buscá-la no dia 15 do mesmo mês.
A servidora disse que em todos os momentos em que atendeu o pai da criança havia testemunha ao seu lado, acompanhando como tal acontecia. Com a palavra Jefinho que, aliás, diga-se, sempre tem o cuidado de investigar o fato que costuma denunciar da tribuna.
Pelo menos temos aqui a garantia de Cíntia que o atendimento será feito, inclusive com datas agendadas. Vamos acompanhar.
O Taíde num deixou o SAMU ir embora por falta de visão não... e vc sabe disso, vc fazia parte da curriola! Deixou ir embora por falta de grana, não é mesmo? E vai acontecer com essa turma também e ainda mais agora que a grana tá muito mais curta! Essa cunversa do Seu Creito é prá campanha política dum Zé Gambá aí...quem viver verá!
ResponderExcluir