quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A dengue assusta

São 235 casos notificados em Passos, mais de 30 confirmados, este é o resumo do quadro da dengue em Passos. As razões para isto são muitas. Algumas delas são até fáceis de elencar: o quadro é geral, o País inteiro volta a ter número alarmantes de focos do mosquito; em Passos lotes de engorda são muitos e os proprietários dos mesmos não se importam mesmo em mante-los limpos; a população residente resiste em deixar os agentes trabalharem; a cultura reinante, principalmente para os meus velhos é de considerar o zelo no combate à dengue um incômodo; a falha na aplicação da legislação, que existe, mas não é colocada em prática, porque o município não tem condições logísticas para implementá-la, as casas fechadas, que criam as condições propícias para o surgimento e proliferação do mosquito.

Tudo isso é fato.

Como é fato que os agentes de zoonose trabalham para tentar dar conta do combate. Mas falta o essencial: políticas públicas e ação motivadora para a sua execução.

É quase certo que os articuladores políticos da prefeitura, como o chefe de gabinete Telmo Santiago e o prefeito José Hernani, têm feitos cobranças nesse sentido – da ação mobilizadora, mas aí não contam com a presença necessária do Secretário da Saúde, Cleiton Pioto.

Passamos bastante tempo sem voltar ao tema. Até para que pudéssemos nos ver equivocados. Mas não. Os fatos e o dia-a-dia nos confirmam. Lugar de secretário de saúde é na secretaria da saúde e isto é público notório não se vê e nem adianta dizer que quem fica na secretaria é pessoa muito próxima e de confiança, que é impossível dizer que é como se presente tivesse que isto não é verdade.

Já passa da hora do Secretário Cleiton Piotto pedir para sair ou então que alguém o faça pedir, porque o povo de Passos merece respeito. Que ele continue atuando como grande médico que é,em seu consultório particular, onde passa grande parte do tempo, e que a política pública na área da saúde venha ser exercida por quem tenha vontade de faze-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário